sexta-feira, março 31, 2006

Vivement La France


Amanhã por esta hora já saberemos se Jacques Chirac vai ou não promulgar a lei sobre a igualdade de oportunidades cujo artigo 8º, conhecido como CPE, está no centro da discórdia e das manifestações de centenas de milhares de pessoas que, um pouco por toda a França, têm acontecido nos últimos dias.
Acontece muito do que se tem escrito sobre o CPE ora nasce do pouco saber ora de pressupostos ideológicos que tornam fácil decidir onde está o bem e onde está o mal.
O CPE represnta a liberalização completa do despedimento no 1º contrato até aos 26 anos de idade, e representa uma tentativa liberal e desesperada (ou oportunista...) para responder às pretéritas manifestações dos jovens suburbanos, imigrantes de 2ª e 3ª geração, a maior parte deles no desemprego e sem perspectivas de arranjar um. Ao dar poder discricionário ao empregador, esta lei pretende resolver este impasse. Pode-se discordar. Mas é um primeiro passo.
Aliás, hoje quem está na rua não são os mesmos rapazes de há uns meses, mas sim os filhos da classe média que, eles sim, ambicionam - e foi-lhes prometido - emprego fixo e rapidamente definitivo para toda a vida, como por ex. o dos seus pais, os quais também descem à rua em apoio. Atrás está toda a esquerda, claro, exultante e inconsciente, 50% de uma coisa e 50% de outra.
Os franceses adoram isto de descer à rua. Está-lhes no sangue, e hoje em dia é quase a única forma de ainda serem notícia.
Acontece que sondagens recentes, e que englobam muitas pessoas que não desceram à rua, mostram que o movimento anti-CPE é maioritário, mas por estreita margem. E por outro lado temos aquela verdade verdadeira que é a economia francesa estar parada há uns anos... e os subúrbios terem 40% de jovens desempregados.
Trata-se de mais um caso clássico de 8 ou 80, sendo 8 a lei que existe, e 80 o CPE.
Todos nós sabemos que vamos ter que ficar pelos 65...

Etiquetas:

quarta-feira, março 29, 2006

Bacon, Francis - estudo sobre retrato de Inocêncio X por Velazquez

Etiquetas:

Caravaggio, pormenor de O Sacrifício de Isaac

Etiquetas:

Do ruído eólico e outras coisas...


De vê-las tão ao longe, não pensamos nos seus efeitos laterais mas num artigo lido recentemente no Le Monde (voilà...) parece que as turbinas das centrais eólicas podem com frequência fazer barulho quanto baste para mandar gentes vizinhas para ORL. Já houve pelo menos uma conferência europeia sobre o tema em Berlim! Já conhecia bem o facto de que monte em que as centrais eólicas se colocam é monte com o ecossistema muito estragado: ele é acessos, ele é aterros, ele é visita frequente de técnicos, mirones, etc. Agora o barulho... o artigo menciona porém que o "mito da produção de infra-sons altamente nocivos para a saúde era infundado..." Menos mal...
Já o nuclear, como sabemos, é silencioso...

Etiquetas:

domingo, março 26, 2006

Instantâneos Matosinhenses 2

Fiz umas pequenas compras no Minipreço da Av. Meneres. Todo o Matosinhos lá vai, excepto os aficionados do Intermarché, que fica lá para cima, perto do Senhor do Padrão, em Serpa Pinto. Só que o Intermarché cheira mal.
Neste Minipreço ao ver todo o Matosinhos apercebemo-nos de com esta terra é interclassista. Mistura de remediados ou melhor ainda, de recém-chegados e de pobres. Gente que conta os euros dia-a-dia. Mulheres muito feias (não todas...), e crianças, estas cada vez mais gordas. Compra-se aqui porque é mais barato. Tem-se um pequeno cartão identificador que viaja junto com as chaves, e mais uns talões, que dão descontos. Um sujeito sózinho, que estava a fazer as compras do mês, usou meia dúzia de talões de desconto para poupar... um, dois euros.
Saí, a saída do estacionamento tem em frente um ginásio de kickboxing. Depois à esquerda um novo restaurante italiano que, no fim-de-semana só com reserva. Atravessei a linha do metro, passei à porta do Mauritânia e da Dallas dos croissants...
Ao entrar em casa um sujeito que passava tirou uma colectânea do David Bowie em CD de um saco de plástico do Continente e ofereceu-ma por dez euros: "é bom negócio, a mim custou-me vinte e um euros..." O sujeito sorridente e não sujo não se apercebia do absurdo do negócio "já tenho todo, obrigado" continuou a sorrir e seguiu, como se nada fosse.
Menti mais eu, julgo, porque ainda não tenho o David Bowie todo.

Etiquetas: ,

Instantâneos Matosinhenses 1

Quem vive em Matosinhos mesmo conhece a confeitaria Primavera. No gaveto entre França Junior e a rua do Godinho, dá de comer a muita gente com os seus pratos pré-confeccionados prontos a levar, os seus bolos, doces e salgados. Horário alargado, atendimento simpático, próximo e despachado. Dali nunca se come mal.

Uns destes dias vimos um velhinho que entrava para comprar alguma coisa. Ao contrário do habitual, foi atendido lentamente, com paciência e tempo. Os restantes clientes descarregavam os seus pedidos à velocidade do som, mas com este senhor havia um cuidado especial. No fim da encomenda perguntaram-lhe se queria que lhe fossem levar o almoço a casa no dia seguinte. Ele hesitou e disse que sim. Depois, com mais umas quantas hesitações, escolheu a ementa. Depois lentamente, foi-se embora. Perguntámos: "levam-lhe a comida a casa?" "sim, senão não come, coitado. Desde que ficou viúvo... ele mora aqui ao lado! Nós não temos serviço de levar comidas, mas neste caso...". A confeitaria Primavera não é um franchising, nem está cotada na bolsa. Só há assim aqui, em Matosinhos mesmo.

Etiquetas: ,

sábado, março 25, 2006

Come on feel the Illinoise 2005 Sufjan Stevens


Por falar nisso: há um novo génio na música americana.

Etiquetas:

Pilotos de la ONCE (Organization Nacional de Ciegos)

Vuelo 647 de Iberia; todo el pasaje instalado en su asientos y esperando la llegada de los pilotos para el despegue.
En ese momento, los hombres entran en el aviòn, con uniforme de piloto. Llevan gafas negras, uno de ellos sujeta por la correa un perro lazarillo y el otro con un bastòn plegable en la mano.
Entran en la cabina del piloto y cierran la puerta. Algunos pasajeros se ríen nerviosamente y todos se miran con una expresión entre sorpresa, miedo y escepticismo. Unos minutos mas tarde se encienden los motores y el avión empieza a tomar velocidad en pista; el avión cada vez va mas deprisa y parece no despegar nunca. Los pasajeros miran por las ventanillas y se dan cuenta que el avión se dirige directamente hacia el lago que se encuentra al final de la pista. El avión va ahora muy rápido sobre la pista, cada vez mas cerca del lago,y varios viajeros empiezan a pensar que nunca despegarán y que el avión va a acabar en el lago. Los gritos de los pasajeros asustados llenan entonces elavión, pero justo en este momento, el avión despega lentamente, sin ningún problema. Los pasajeros empiezan a recuperar la calma, se ríen sintiéndose estúpidospor haberse asustado tanto. En unos minutos, el incidente está olvidado.
En la cabina, el piloto toca el panel y conecta el piloto automàtico diciéndole al copiloto: "Un día de estos, estos hijos de puta van a gritar tan tarde que nos vamos a matar todos...."

Etiquetas:

quinta-feira, março 23, 2006

Fait divers sobre a violência infantil...


Blogs há de todas as formas e feitios, e sobre o tema acima pode-se esculpir muitas barbaridades. Como postar a fotografia anexa e depois receber o seguinte comment: "Ah, esta fotografia eu conheço, a perna é de um boneco".
É pena...

Etiquetas:

Ainda ontem

Claro que um jogo como o de ontem deve dar que pensar aos sportinguistas: o actual plantel do Sporting não consegue jogar muito melhor do que isto, um plantel como o do Porto não consegue jogar muito pior do que aquilo. E o resultado está à vista...

Etiquetas:

Dos artistas...

Que houve pouco, mas gostei sobretudo do Pepe, um penalti bem marcado logo no início do jogo e muito hilariante quase todo o tempo, e do sr. Co-Adrianse, pela sábia política de substituições e pela sua equipa mostrar sempre em campo ideias bem definidas, variedade de jogo, mecanização e bom entendimento aliados ao brilhantismo dos executantes...
Também achei que o Nani foi muito bem amarelado e o Caneira superiormente expulso...

Isto da ETA pessoalmente depor as armas não me convence... e desde já quero omitir aqui os dados do sr. Olegário Benquerença: ele é da A.F.Leiria, e se não me engano foi o gajo que amarelou o Liedson a época passada aos 92' por uma bola para a bancada... e tirando-o de um qq jogo grande... é ir ali por Óbidos, Marinha Grande e de certeza sabem onde ele mora...

Etiquetas:

quarta-feira, março 22, 2006

ETA

ETA declarou um cessar-fogo efectivo e permanente a partir de amanhã. A ver vamos.

Etiquetas:

Conheces o teu Pai?

O inquérito acima foi feito à minha filha de 7 anos, a propósito do pretérito dia 19.
Passo a transcrever as suas respostas, as perguntas não porque óbvias e/ou dispensáveis...

"1. Ele nasceu no dia 18 do mês de Outubro de 1958.

2. A sua profissão é médico.

3. O melhor amigo do meu pai sou eu.

4. O desporto favorito do meu pai é futebol.

5. A sua cor favorita é o verde.

6. Ele gosta de jogos no computador.

7. Gosta de ler poesias.

8. O seu filme favorito é do futebol.

9. É do sporting.

10. A data do calendário que é mais importante é o primeiro dia de trabalho.

11. É quando a minha mãe discute com ele.

12. A sua maior alegria é ter uma filha.

13. A seu prato favorito são gulodices.

14. O meu pai detesta queijo, ovos, bananas, azeitonas...

15. Gosta de passar férias em Espanha.

16. Ele gosta de todas as músicas.

17. O tipo de presente que o deixa feliz e uma bicicleta.

18. Ele gosta da Galiza.

19. O seu carro favorito é o "seat"."

Etiquetas:

Uma coisa é uma coisa...


Outra coisa é achar que, por não ter muito tempo para ver filmes, "Out of the past" de Jacques Tourneur nunca venha a pertencer aos meus filmes favoritos, porque já visto... aqui fica a solene promessa!

Etiquetas:

Porto-Sporting 20h45m

Que falem os artistas...

Etiquetas:

terça-feira, março 21, 2006

VCI TSF 8h25m

De súbito acordo a ser fustigado por mais um daqueles poemas próprios para um dia mundial da poesia (hoje), lidos pela voz marcada do Fernando Alves, ainda por cima sobre portugal e etc., todo eu conduzo como quem protesta, marcha lenta, não ultrapasso ninguém, mas atento revejo-me em alguma que outra palavra Maior, um que outro cotovelo de Grande Construtor e espero: ah, Ruy Belo, felizmente, mais outro milagre deste país toda uma praia da Consolação, um resistente mais um a esta terrível hiperfama depois de morto, coitado, Grande Poesia, muito obrigado. Aqui vai:


"O portugal futuro é um país
aonde o puro pássaro é possível
e sobre o leito negro do asfalto da estrada
as profundas crianças desenharão a giz
esse peixe da infância que vem na enxurrada
e me parece que se chama sável
Mas desenhem elas o que desenharem
é essa a forma do meu país
e lhe chamem elas o que lhe chamarem
portugal será e lá serei feliz
Poderá ser pequeno como este
ter a oeste o mar e a espanha a leste
tudo nele será novo desde os ramos à raiz
À sombra dos plátanos as crianças dançarão
e na avenida que houver à beira-mar
pode o tempo mudar será verão
Gostaria de ouvir as horas do relógio da matriz
mas isso era o passado e podia ser duro
edificar sobre ele o portugal futuro"


Ruy Belo

Etiquetas:

Tamiflu & D Rumsfeld

"¿Sabes que el virus de la gripe aviar fue descubierto hace 9 años en
Vietnam?
¿Sabes que desde entonces han muerto apenas 100 personas
EN TODO EL MUNDO TODOS ESTOS AÑOS?
¿Sabes que los norteamericanos fueron los que alertaron de la
eficacia del TAMIFLU (antiviral humano) como preventivo?
¿Sabes que el TAMIFLU apenas alivia algunos síntomas de la gripe
común?
¿Sabes que su eficacia ante la gripe común está cuestionada por gran

parte de la comunidad científica?
¿Sabes que ante un SUPUESTO virus mutante como el H5N1 el TAMIFLU
apenas aliviara la enfermedad?
¿Sabes que la gripe aviar hasta la fecha solo afecta a las aves?

¿Sabes quien comercializa el TAMIFLU? LABORATORIOS ROCHE
¿Sabes a quien compró ROCHE la patente del TAMIFLU en 1996? a GILEAD
SCIENCES INC.
¿Sabes quien era el Presidente de GILEAD SCIENCES INC y aun hoy
principal accionista? DONALD RUMSFELD, actual Secretario de Defensa
de USA
¿Sabes que la base del TAMIFLU es el anís estrellado?
¿Sabes quien se ha quedado con el 90% de la producción mundial de
este árbol? ROCHE
¿Sabes que las ventas del TAMIFLU pasaron de 254 millones en el 2004
a mas de 1000 millones en el 2005?
¿Sabes cuantos millones más puede ganar ROCHE en los próximos meses
si sigue este negocio del miedo?
O sea que el resumen del cuento es el siguiente: Los amigos de Bush
deciden que un fármaco como el TAMIFLU es la solución para una
pandemia que aún no se ha producido y que ha causado en todo el
mundo 100 muertos en 9 años. Este fármaco no cura ni la gripe común.

El virus no afecta al hombre en condiciones normales. Rumsfeld vende
la patente del TAMIFLU a ROCHE y este le paga una fortuna. Roche
adquiere el 90% de la producción del anís estrellado, base del
antivírico. Los Gobiernos de todo el Mundo amenazan con una pandemia
y compran a ROCHE cantidades industriales del producto. Nosotros
acabamos pagando el medicamento y Rumsfeld, Cheney y Bush hacen el
negocio...."

História apresentada em vários sites da net...

Etiquetas:

E os rapazes, hã?


Se calhar não repararam mas as vítimas de violência infantil são quase exclusivamente femininas...
E o motivo não é exclusivamente sexual, a agressão não é só masculina.
Neste inconsciente colectivo português em que mal vivemos, e onde homem e mulher subscrevem a mesma velha cartilha, uma bebé é sempre um bem menos precioso do que um bebé rapaz. Daí que...

Etiquetas:

Pedro Mantorras 23 anos jogador de futebol


Pensavam o quê? 35 anos? Não, 23. E dizem que acabou para o futebol! Pedro Mantorras (= "homem queimado") deu ontem 3 pontos ao Benfica como o ano passado lhe deu meio campeonato (a outra metade...). Tivesse o homem joelhos e era o melhor avançado da liga portuguesa. Sem joelhos é o melhor avançado do Benfica. Sr. Koeman, informe-se, e tenha respeito.
Mantorras, pá, um abraço!

Etiquetas:

domingo, março 19, 2006

To be or not to be... on the Israeli side...


Recentemente, Israel tomou de assalto Jericó, ou melhor uma sua prisão, para capturar um preso específico, o líder da FPLP Ahmed Sa'adat, suspeito do assassinato de um ministro israelita. Isto de tomar Jericó por assalto já vem sendo hábito. Antes as trombetas e a ajuda divina, hoje em dia tanques, artilharia pesada, e a fuga/retirada dos guardas europeus e americanos minutos antes...

Recapitulando: Ahmed Sa'adat fora eleito deputado nas recentes eleições palestinianas. Estava preso em Jericó por um acordo internacional de forma a que na sua perseguição Israel não explodisse mais casas, casinhas e casotas, matando uns quantos inocentes de permeio. A guardá-lo uns poucos de europeus e americanos. Parece que guardá-lo era porém difícil, o homem punha e dispunha, dava conferências de imprensa, afinal era candidato...
Mahmoud Abbas (presidente Palestiniano) avisou que não tinha condições para o manter em prisão (a imunidade parlamentar etc. e tal, aplicada ó retroactivo...), Israel começou a espumar, os europeus e americanos foram dizendo que a situação era insustentável, e quando Abbas estava no estrangeiro os guardas (europeus e americanos) vão-se embora sem dizer água vai, e minutos depois os tanques israelitas estão a tocar à campainha.. o resto é conhecido.
Dear europeans, if you can't stand the heat why the fuck...

Etiquetas: ,

Mars Audiac Quintet 1994


Foi este disco que me revelou os Stereolab. Escrevem os entendidos que se trata de um cruzamento entre krautrock e lounge-music, com uma pequena passagem por paris, eu de krautrock não percebo nada, sei apenas que desde então as vocalizações french de Laetitia Sadier têm tido dezenas de imitações mas nada soa tão bem como o original, simples falsa inocente pop, música que nos revela um outro lado nos anos 90, lado este essencial.

Etiquetas:

F'Murr


Nascido em Paris em 1946, este criador de BD lançou no nº 1 da defunta revista (ASUIVRE) a sua figura mais conhecida, "Jehanne d'Arc". Mas já em 1973 começara com o desopilante "Le Genie des Alpages", de que mostro uma vinheta, novela surrealista-campestre de um rebanho, um cão-pastor e um pastor montanhoso-depressivo. Em 1987 publicou um album único brilhante sobre a invasão russa do Afeganistão, "Le char de ´l'etat derape sur le sentier de la guerre". Li que não lhe terá dado sequência por respeito à tragédia afegã. Nesta BD há Bin Laden's às dúzias, que rotineiramente ora defenestram ora tiram as cuecas e os tanques aos então soviéticos. Hoje uma BD assim seria ... impossível?

Conheci este génio nas saudosas mostras BD do mercado Ferreira Borges e tive direito a uma Jehanne d'Arc autografada...

Etiquetas:

quarta-feira, março 15, 2006

Igreja (sinagoga) de Santa Maria La Blanca




Em Toledo terá florescido nos séculos XII-XIII um dos interfaces civilizacionais mais brilhantes de toda a história da Humanidade, julgo. Cristãos, judeus e muçulmanos conviveram durante algum tempo em mais ou menos sã harmonia. O testemunho mais cristalinos desses é a Igreja de Santa Maria la Blanca, ou Sinagoga Congregacional de Toledo, erigida por artistas moçarabes sob a égide do ministro das finanças do rei de Leão e Castela, obviamente um judeu.

Claro que é difícil apercebermo-nos do que é ou foi esta sinagoga no meio dos muitos visitantes que a procuram.
Parece que a história não acabou em bem, e San Vicente Ferrer tomou de assalto esta sinagoga e deu-lhe o nome que hoje tem...

Blanca porquê? As fotografias explicam. Arquitectura muçulmana feita para judeus em terra de cristãos. 800 anos e ainda não aprendemos...

Etiquetas:

Mais dois livros

A ver no Leituras...

Etiquetas:

Catedral de Granada



Menos referenciada para os estrangeiros como um dos imperdíveis de Granada, a sua catedral tem para mim um dos interiores de igreja mais bonitos que eu já vi. Outros? Santa Maria la Blanca em Toledo, Mesquita de Cordoba, Jerónimos?

Aqui, o edifício levantou-se sobre a antiga mesquita árabe no século XVI, obra de Diego de Siloe, e é considerado uma obra-prima do Renascimento espanhol. O portal é do sec. XVI e de Alonso Cano, e já barroco.

Andar em silêncio por entre as majestosas colunas imaculadas das cinco naves desta igreja, quase uma igreja-salão mas sem o ser, é para não querer sair. Colunas fortes, verticais, de curavas decididas mas não em agressão. A palavra "renascimento", isto é ordem, composição, equilíbrio.

Etiquetas:

terça-feira, março 14, 2006

Cabeza de Manzaneda


Cabeza de Manzaneda é uma pequena estação de esqui na província galega de Ourense que coroa umas terras que são do mais belo e autêntico que a Galiza profunda tem para oferecer: as terras de Trives. Aliás a estação vale só pela estrada que sobe até ela, sendo os 1ºs 10 kms soberbos...
A estação de esqui propriamente dita não é particularmente bonita (consta qur não costumam ser...) e a zona envolvente, esquecendo a fascínio particular da neve, também não, pois a implantação de arboredo alpino em terras que originariamente não o tinham causa a sensação de postal e de "mais uma" que não se agradece.
Quanto ao como funciona, bom, é pequena, não muito organizada, muy chapuzera, e com muita gente a disfarçar em simpatia aquilo que a estação não tem para dar: eficiência. Está feita para Vigo, Ourense, e uns quantos portugueses e mais nada.
Tem ainda alguns trabalhadores nos teleskys e nas telecadeiras que são uns criminosos em toda a linha. Vamos aliás tentar que os despeçam.
A segurança não é também um item impoluto, pois vi crianças com menos de 12 anos a esquiar a toda a velocidade pistas abaixo sem qualquer protecção para a cabeça, sendo que as pistas estão mal alizadas e mal assinaladas.
Não pensem que isto tem algo a ver com as oito a dez vezes que caí (aquilo em 1ª aula é mesmo difícil...) pois a minha filha passou um tempo inesquecível justamente ali, em Cabeza de Manzaneda...
"Usted esta esperando para bajar en la telesilla? Es que pasa de la hora, no puede bajar, solo esquiando..." Eu e a minha filha, 300 metros de desnível, fresquinhos de acabar a 1ª aula de esqui! Mira que graciosos... e isto é só uma amostra!

Etiquetas: ,

sexta-feira, março 10, 2006

9h 10m S dos M

To be clever is an addiction. To be intelligent a curse. To be a good person, well it's a theoretical goal...

Etiquetas:

Dia Internacional de la Mujer Trabajadora

""Senhor Presidente Cavaco Silva, como é que vai conseguir conciliar as responsabilidades deste alto cargo com as suas obrigações familiares?" Pergunta tola, dir-se-á. Não caberia na cabeça de nenhum jornalista português colocá-la amanhã ao homem que assume a função de Presidente da República. Que coisa mais sem cabimento, não é? Nem por isso. Foi exactamente esta pergunta que fizeram, no mês passado, à recém-eleita Presidenta do Chile, Michelle Bachelet. Uma mulher, claro. Só a uma mulher nos lembramos de fazer uma pergunta assim."
Joaquim Fidalgo, Jornal Público 8/3/2006

Etiquetas:

Ladytron Light & Magic 2002


Idem mais vale tarde que nunca, mas finalmente ouvir este disco com atenção it's a trip down memory lane. Cada um escolherá o que lhe pareceu ouvir, eu lembrei-me de Stereolab, Tom Tom Club, Kraftwerk, SaintEtienne... anos 80 por toda a parte, enfim, um pot pourri de boas escolhas sempre bem servidas de forma a não soarem a reciclagem, a requento. An ice feast for the senses!
Ouvi dizer que o 3º disco (este era o 2º) é ainda melhor...

Etiquetas:

quinta-feira, março 09, 2006

Isolée We Are Monsters 2005


Minimalismo de computador e guitarra de origem alemã, este disco de música vagamente dançável com muito ritmo recupera essa palavra tão antiga "chill out". Não é fácil a coisa, mas vicia. Afinal em 2005...

Etiquetas:

quarta-feira, março 08, 2006

Mourinho e a história.


Ainda não é desta que os seus feitos de hoje ultrapassarão os dos seus tempos no FCP. José Mourinho construiu no Chelsea uma máquina de fazer o futebol mais eficaz de todo o mundo. Só que o futebol não é só eficácia. E ao Chelsea faltam-lhe brasileiros. Como o Deco. Ou o Carlos Alberto... ou Derlei!
Jogadores como Crespo ou Robben estão subaproveitados neste Chelsea. E, sendo muito bons, não são "sobrenaturais". Há jogos que pedem mudança de pauta. Neste momento o Chelsea como equipa e os seus jogadores são incapazes de o fazer. Nisto até me lembra algumas equipas portuguesas, tipo Nacional...
O Barcelona, pelo pouco que vi, fez isso mesmo: em Londres jogou ele mesmo - e foi superior. No Camp Nou, bastou-lhe pressionar, cortar linhas de passe, etc., etc. Percebem? Deco por ex. nunca desaprendeu de o fazer. E depois, num instante, Ronaldinho soltou a mão/pé e tirou mais um golo. Isto porque o do penalty não conta/não existiu. Outra coisa: Drogba: Drogquem?
O Barcelona é portanto uma equipa mista, mestiça. À imagem do seu treinador. O Chelsea é uma espécie de "kick and rush" versão 6.0, com todos os jogadores estrangeiros "inglesados" e frenéticos.
A cabeça também foi feita para pensar...

Etiquetas:

Garrincha e Ronaldinho Gaúcho


Na noite da rendição do Chelsea ao Barça, lembro "the best dribbler in soccer history", Mané Garrincha. Era pai de 14 (várias mães) e tinha literalmente as duas pernas tortas, e uma mais curta do que a outra. Dizem que "ofereceu" o Campeonato do Mundo de 1962 ao Brasil quase sózinho. Aos defesas contrários costumava "sentá-los". Morreu aos 49 anos, pobre e de cirrose hepática.
Sem o romance mas com toda a magia, Ronaldinho Gaúcho é um digno herdeiro de Garrincha.

Etiquetas:

terça-feira, março 07, 2006

Edifício Transparente - correcção........


Caro amigo: obrigado por corrigir a minha ignorância/desleixo, o Edifício Transparente é do Arq. Manuel Solá-Morales e não do Arq. Santiago Calatrava. Isso não faz do edifício em questão a obra-prima que eu não defendia que fosse nem o transforma numa nulidade que acho eu não é, embora o Solá-Morales, pelo que pesquizei não seja um "consensual" como é o Calatrava.
Descobri sim que também é ao Solá-Morales que se deve a obra de urbanismo mais arejada que o Porto já teve nos últimos 10 anos, e que é o rearranjo do Catelo do Queijo, estacionamento incluido.

Etiquetas: ,

CocoRosie La Maison de Mon Rêve 2004


Duas vozes femininas, alternando o delírio. Uma caixa de ritmos a 2/3. Um piano, talvez. Sons - vários. De chuva, por ex. O melhor disco pop de 2004, não? CocoRosie, La Maison de Mon Rêve.
E depois, para onde foram? Consta que têm já outro disco...

Etiquetas:

Parade Prince & The Revolution 1986


The Flawless Masterpiece!!!!

Etiquetas:

segunda-feira, março 06, 2006

JS II


E não há esquerda, não há direita. Há maus políticos. Aqui como lá...

Etiquetas:

JS I


Vivemos os tempos do quero, posso e mando. Sobrevivemos.

Etiquetas:

"Together Against A New Totalitarianism"

"After having overcome fascism, Nazism, and Stalinism, the world now faces a new totalitarian global threat: Islamism.
We, writers, journalists, intellectuals, call for resistance to religious totalitarianism and for the promotion of freedom, equal opportunity and secular values for all.
The recent events, which occurred after the publication of drawings of Muhammed in European newspapers, have revealed the necessity of the struggle for these universal values. This struggle will not be won by arms, but in the ideological field. It is not a clash of civilisations nor an antagonism of West and East that we are witnessing, but a global struggle that confronts democrats and theocrats.
Like all totalitarianisms, Islamism is nurtured by fears and frustrations. The hate preachers bet on these feelings in order to form battalions destined to impose a liberticidal and unegalitarian world. But we clearly and firmly state: nothing, not even despair, justifies the choice of obscurantism, totalitarianism and hatred. Islamism is a reactionary ideology which kills equality, freedom and secularism wherever it is present. Its success can only lead to a world of domination: man’s domination of woman, the Islamists’ domination of all the others. To counter this, we must assure universal rights to oppressed or discriminated people.
We reject « cultural relativism », which consists in accepting that men and women of Muslim culture should be deprived of the right to equality, freedom and secular values in the name of respect for cultures and traditions. We refuse to renounce our critical spirit out of fear of being accused of "Islamophobia", an unfortunate concept which confuses criticism of Islam as a religion with stigmatisation of its believers.
We plead for the universality of freedom of expression, so that a critical spirit may be exercised on all continents, against all abuses and all dogmas.
We appeal to democrats and free spirits of all countries that our century should be one of Enlightenment, not of obscurantism.
12 signatures
Ayaan Hirsi Ali
Chahla Chafiq
Caroline Fourest
Bernard-Henri Lévy
Irshad Manji
Mehdi Mozaffari
Maryam Namazie
Taslima Nasreen
Salman Rushdie
Antoine Sfeir
Philippe Val
Ibn Warraq

Presentations:
Ayaan Hirsi Ali
Ayaan Hirsi Ali, from Somilian origin, is member of Dutch parliament, member of the liberal party VVD. Writter of the film Submission which caused the assasination of Theo Van Gogh by an islamist in november 2004, she lives under police protection.
Chahla Chafiq
Chahla Chafiq, writer from iranian origin, exiled in France is a novelist and an essayist. She’s the author of "Le nouvel homme islamiste , la prison politique en Iran " (2002). She also wrote novels such as "Chemins et brouillard" (2005).
Caroline Fourest
Essayist, editor in chief of Prochoix (a review who defend liberties against dogmatic and integrist ideologies), author of several reference books on « laicité » and fanatism : Tirs Croisés : la laïcité à l’épreuve des intégrismes juif, chrétien et musulman (with Fiammetta Venner), Frère Tariq : discours, stratégie et méthode de Tariq Ramadan, et la Tentation obscurantiste (Grasset, 2005). She receieved the National prize of laicité in 2005.
Bernard-Henri Lévy
French philosoph, born in Algeria, engaged against all the XXth century « ism » (Fascism, antisemitism, totalitarism, terrorism), he is the author of La Barbarie à visage humain, L’Idéologie française, La Pureté dangereuse, and more recently American Vertigo.
Irshad Manji
Irshad Manji is a Fellow at Yale University and the internationally best-selling author of "The Trouble with Islam Today: A Muslim’s Call for Reform in Her Faith" (en francais: "Musulmane Mais Libre"). She speaks out for free expression based on the Koran itself. Née en Ouganda, elle a fui ce pays avec sa famille musulmane d’origine indienne à l’âge de quatre ans et vit maintenant au Canada, où ses émissions et ses livres connaissent un énorme succès.
Mehdi Mozaffari
Mehdi Mozaffari, professor from iranian origin and exiled in Denmark, is the author of several articles and books on islam and islamism such as : Authority in Islam: From Muhammad to Khomeini, Fatwa: Violence and Discourtesy and Glaobalization and Civilizations.
Maryam Namazie
Writer, TV International English producer; Director of the Worker-communist Party of Iran’s International Relations; and 2005 winner of the National Secular Society’s Secularist of the Year award.
Taslima Nasreen
Taslima Nasreen is born in Bangladesh. Doctor, her positions defending women and minorities brought her in trouble with a comittee of integrist called « Destroy Taslima » and to be persecuted as « apostate »
Salman Rushdie
Salman Rushdie is the author of nine novels, including Midnight’s Children, The Satanic Verses and, most recently, Shalimar the Clown. He has received many literary awards, including the Booker Prize, the Whitbread Prize for Best Novel, Germany’s Author of the Year Award, the European Union’s Aristeion Prize, the Budapest Grand Prize for Literature, the Premio Mantova, and the Austrian State Prize for European Literature. He is a Commandeur of the Ordre des Arts et Lettres, an Honorary Professor in the Humanities at M.I.T., and the president of PEN American Center. His books have been translated into over 40 languages.
Philippe Val
Director of publication of Charlie Hebdo (Leftwing french newspaper who have republished the cartoons on the prophet Muhammad by solidarity with the danish citizens targeted by islamists).
Ibn Warraq
Ibn Warraq , author notably of Why I am Not a Muslim ; Leaving Islam : Apostates Speak Out ; and The Origins of the Koran , is at present Research Fellow at a New York Institute conducting philological and historical research into the Origins of Islam and its Holy Book.
Antoine Sfeir
Born in Lebanon, christian, Antoine Sfeir choosed french nationality to live in an universalist and « laïc » (real secular) country. He is the director of Les cahiers de l’Orient and has published several reference books on islamism such as Les réseaux d’Allah (2001) et Liberté, égalité, Islam : la République face au communautarisme (2005)."

Trata-se um manifesto que começou por aparecer no jornal dinamarquês Jylland's Posten (...) e que merece a nossa mais demorada atenção pela urgência em (re)escrever coisas... óbvias! E também pela qualidade dos subscritores, muitos deles mulheres, muitos deles pessoas exiladas.

Etiquetas: ,

Goodbye Love, Goodbye Happyness...

Sexta-feira um amigo meu, que é médico, procedeu à costumeira jantarada de sala, com a gente que com ele trabalha/ou. E ele, que velho cada vez mais se acha e por isso mesmo dia-a-dia se identifica cada vez mais com as crónicas do Vasco Pulido Valente, o qual recentemente declarou a "morte do indivíduo", esse meu amigo foi pensando: aqui estou eu, rodeado de uma resma gorda de indivíduos(as), nenhum(a) deles(as) gente a pedir o anonimato. De todos(as) me vou eu lembrar bem, e com um (ou dois) sorriso(s), amigos que o trabalho me trouxe e que a profissão levará para longe ou mais longe ainda, nunca porém para um qualquer outro lado oposto a este em que estou.
Sim, talvez, um jantar minoritário de gente escolhida. Mas não por ele, pois de diversas pescarias se compunha o cardume, mais pelo acaso derivados para aquele restaurante do que por dedo indicador. Acaso feliz, pois parece que é só por acaso que se vive, por acaso que se aprende a rir das mais variadas coisas que são... tudo! Boa gente, por isso bom jantar. Os presentes e os ausentes de última hora. Pena ter sido o último, isso é que foi pena.

Etiquetas:

Em defesa do Edifício Transparente


Bom, e aqui venho eu depor o caso de um edifício dito o “Edifício Transparente”, obra de um dos arquitectos europeus de maior renome, Santiago Calatrava (o da lindíssima Estação do Oriente, por ex.). Trata-se de um edifício que pretende criar uma zona de ócio e de prazer/lazer no interface Porto/Matosinhos, na boca do Parque da Cidade. Aproveito já para dizer que o Arq. Sidónio Pardal não tinha razão ao querer uma frente urbana a poente do Parque. Já todos percebemos isso. Já percebemos o prazer lúdico que é de Matosinhos poder entrar pela costa directamente no Parque e dele sair e poder seguir para sul em direcção à Foz. Hoje pode-se pedalar em bicicleta até à Alfândega. E o equipamento de intermezzo, seria o Edifício Transparente. Feito. Que se conservado não fôr tornará o dinheiro até agora gasto uma completa inutilidade. E, sabem, até acho o edifício bonito. O espaço criado à volta interessante. Só não sei o que querem fazer lá do velho colégio cujo esqueleto não se atrevem a acabar de demolir. Uma sugestão: perguntem ao Arq. Santiago Calatrava.

Etiquetas: ,

sexta-feira, março 03, 2006

America's Christian Nation...

Vejam este link da Harper's Magazine e digam-me se Meca hoje não reside a Ocidente...

Etiquetas: ,

Quieto...


Mas então o filme.... e terá começado a correria... E teríamos ficado prejudicados perante a receita original!
Este é do melhor John Ford, e do melhor John Wayne. E é um filme sobre o casamento. A ver, meninos, a ver, para quem diz que jamais irá cair na esparrela...

Etiquetas: