terça-feira, março 14, 2006

Cabeza de Manzaneda


Cabeza de Manzaneda é uma pequena estação de esqui na província galega de Ourense que coroa umas terras que são do mais belo e autêntico que a Galiza profunda tem para oferecer: as terras de Trives. Aliás a estação vale só pela estrada que sobe até ela, sendo os 1ºs 10 kms soberbos...
A estação de esqui propriamente dita não é particularmente bonita (consta qur não costumam ser...) e a zona envolvente, esquecendo a fascínio particular da neve, também não, pois a implantação de arboredo alpino em terras que originariamente não o tinham causa a sensação de postal e de "mais uma" que não se agradece.
Quanto ao como funciona, bom, é pequena, não muito organizada, muy chapuzera, e com muita gente a disfarçar em simpatia aquilo que a estação não tem para dar: eficiência. Está feita para Vigo, Ourense, e uns quantos portugueses e mais nada.
Tem ainda alguns trabalhadores nos teleskys e nas telecadeiras que são uns criminosos em toda a linha. Vamos aliás tentar que os despeçam.
A segurança não é também um item impoluto, pois vi crianças com menos de 12 anos a esquiar a toda a velocidade pistas abaixo sem qualquer protecção para a cabeça, sendo que as pistas estão mal alizadas e mal assinaladas.
Não pensem que isto tem algo a ver com as oito a dez vezes que caí (aquilo em 1ª aula é mesmo difícil...) pois a minha filha passou um tempo inesquecível justamente ali, em Cabeza de Manzaneda...
"Usted esta esperando para bajar en la telesilla? Es que pasa de la hora, no puede bajar, solo esquiando..." Eu e a minha filha, 300 metros de desnível, fresquinhos de acabar a 1ª aula de esqui! Mira que graciosos... e isto é só uma amostra!

Etiquetas: ,