quarta-feira, março 08, 2006

Mourinho e a história.


Ainda não é desta que os seus feitos de hoje ultrapassarão os dos seus tempos no FCP. José Mourinho construiu no Chelsea uma máquina de fazer o futebol mais eficaz de todo o mundo. Só que o futebol não é só eficácia. E ao Chelsea faltam-lhe brasileiros. Como o Deco. Ou o Carlos Alberto... ou Derlei!
Jogadores como Crespo ou Robben estão subaproveitados neste Chelsea. E, sendo muito bons, não são "sobrenaturais". Há jogos que pedem mudança de pauta. Neste momento o Chelsea como equipa e os seus jogadores são incapazes de o fazer. Nisto até me lembra algumas equipas portuguesas, tipo Nacional...
O Barcelona, pelo pouco que vi, fez isso mesmo: em Londres jogou ele mesmo - e foi superior. No Camp Nou, bastou-lhe pressionar, cortar linhas de passe, etc., etc. Percebem? Deco por ex. nunca desaprendeu de o fazer. E depois, num instante, Ronaldinho soltou a mão/pé e tirou mais um golo. Isto porque o do penalty não conta/não existiu. Outra coisa: Drogba: Drogquem?
O Barcelona é portanto uma equipa mista, mestiça. À imagem do seu treinador. O Chelsea é uma espécie de "kick and rush" versão 6.0, com todos os jogadores estrangeiros "inglesados" e frenéticos.
A cabeça também foi feita para pensar...

Etiquetas: