domingo, março 26, 2006

Instantâneos Matosinhenses 2

Fiz umas pequenas compras no Minipreço da Av. Meneres. Todo o Matosinhos lá vai, excepto os aficionados do Intermarché, que fica lá para cima, perto do Senhor do Padrão, em Serpa Pinto. Só que o Intermarché cheira mal.
Neste Minipreço ao ver todo o Matosinhos apercebemo-nos de com esta terra é interclassista. Mistura de remediados ou melhor ainda, de recém-chegados e de pobres. Gente que conta os euros dia-a-dia. Mulheres muito feias (não todas...), e crianças, estas cada vez mais gordas. Compra-se aqui porque é mais barato. Tem-se um pequeno cartão identificador que viaja junto com as chaves, e mais uns talões, que dão descontos. Um sujeito sózinho, que estava a fazer as compras do mês, usou meia dúzia de talões de desconto para poupar... um, dois euros.
Saí, a saída do estacionamento tem em frente um ginásio de kickboxing. Depois à esquerda um novo restaurante italiano que, no fim-de-semana só com reserva. Atravessei a linha do metro, passei à porta do Mauritânia e da Dallas dos croissants...
Ao entrar em casa um sujeito que passava tirou uma colectânea do David Bowie em CD de um saco de plástico do Continente e ofereceu-ma por dez euros: "é bom negócio, a mim custou-me vinte e um euros..." O sujeito sorridente e não sujo não se apercebia do absurdo do negócio "já tenho todo, obrigado" continuou a sorrir e seguiu, como se nada fosse.
Menti mais eu, julgo, porque ainda não tenho o David Bowie todo.

Etiquetas: ,