DêDêTê (desconfia dele também...)
um blog discreto e inofensivo, que aspira suavemente pela primavera enquanto estes dias são do mais puro inverno
sexta-feira, setembro 30, 2005
Peseiro Must Go
Dez razões em como o jogo com o Halmstad foi mal pensado pelo Sr. Peseiro:
a) Paíto não é jogador para o Sporting
b) Os Joões continuam a atropelar-se um ao outro
c) Quem substitui o Roca ? Qual dos Joões ?
d) Se o Custódio estava bem porque não entrou de início ?
e) Deivid leva toda uma temporada a habituar-se a ser 2º ponta-de-lança, e logo hoje...
f) Porque sempre substituimos tarde de mais ? Varela a 5' do fim ? "Vamos lá a ver se eles se entendem" ?
g) Wender e Douala não são para jogar ao mesmo tempo, muito menos 90'
h) Beto e Polga não são a melhor dupla de centrais que o Sporting tem, a melhor é... Enakharyre e...
i) Não era jogo para prescindir do Liedson, vejam o ex. do Co Adrianse com o Benny
j) Paíto não é jogador para o Sporting
Portanto... e aproveitando que estamos apenas a um ponto o FCP...
Etiquetas: futebol
quinta-feira, setembro 29, 2005
Portugal Hoje
Quem tem CLK, sempre escapa;
se tens um Série 3, és bom português;
é um A6 ? Que mais quereis ?
Etiquetas: portugal
Caixa das Sugestões Surreais (CSS)
Uma grande empresa onde um amigo meu trabalha tem-se defrontado com os usuais problemas de deslocalização, mudança dos gostos de mercado e dificuldades de venda de uma imagem adequada. A direcção dessa empresa decidiu recentemente tomar duas medidas: reduzir os empregados a metade e duplicar a volumetria das instalações e pintá-las com umas cores garridas. Isto é, reduzir custos escravizando-os ao mesmo tempo, e criar a ilusão óptica do crescimento fictício da empresa em questão.
É provável que o estratagema funcione.
Etiquetas: fala
terça-feira, setembro 27, 2005
Tolentino
Sempre me intrigaram os crentes em Deus, ou atrapalharam, não sei, como se algum mecanismo neles existisse cujo simples funcionamento fosse para mim um incontornável mistério. Imaginemos, é de manhã, uma neblina outonal preenche a rua em frente de minha casa. Saio, em frente o carro estacionado. Vislumbro à direita os croissants da Dallas a atravessar a rua. Mulheres que vêm trabalhar para casas de outras mulheres. Imaginemos ainda que, ao contrário do habitual, não levo pressa e decido ludibriar as obrigações e pensar nuns pequenos lábios que a juventude decidiu avermelhar, ou rever conversas, música da humanidade. E é tão cedo, e sorrio. Em mim, isto é um milagre, os meus dias não costumam ter este início, ser assim prefaciados. E é este um milagre que não precisa de Deus. E tudo isto para dizer que para mim a poesia de José Tolentino de Mendonça tem demorado.
É deste ano o livro "A Estrada Branca", na Assírio. E parece-me ser um muito bom livro de poesia. Ainda não o li todo. Mas numa alta percentagem, os poemas não só demonstram saber e atenção mas também despertam os sentidos e abrem mil passagens, e portanto os poros de quem lê. E um exemplo:
PLUMAS
Através da terra o amor
torna-nos estranhos à terra
liga-nos a uma divina linhagem
com seu tormento inapagável
suas velocidades enormes
O amor vive na ponta dos cabelos
O amor, ditam os frios de coração, é ruinoso
qualquer momento em chamas
denunciará a imprecisa inquietação que nos toma
Os inocentes que se amam dizem
teu corpo está a nevar
tua alma é uma flor
um prado tranquilo sua noite
Os inocentes que se amam
por seu tormento elevam-se
como plumas
num chapéu de passeio
Etiquetas: fala, livros, transcrições
Ó Vânia, Vânia !...
A menina Vânia Freitas, azougada cara que em cartaz tem aparecido pelas paredes de Matosinhos será candidata à Junta de Freguesia da minha cidade. Tem um aspecto fresquito, cabelo revolto, podia ser uma amiga mais velha da minha filha, ou professora no ATL, ou animadora cultural, ou arqueóloga, sei lá, mas... Presidente da Junta ?!? Ó Vânia, ó CDU, francamente !
Etiquetas: matosinhos
segunda-feira, setembro 26, 2005
Ceci
"A primeira Cecília que eu conheci foi em um famoso romance de José de Alencar, o brasileiro O Guarani. Ali havia um índio que assim resumia o nome de quem amava. Outras foram aparecendo e jamais me encontrei com Cecília onde o anonimato e a monoparentalidade das ideias fosse obra diária. Recentemente defrontei-me com Cecília Meireles, outra brasileira, de ascendência portuguesa parece, e enorme poetisa enorme:
SERENATA
Dize-me tu, montanha dura,
onde nenhum rebanho pasce,
de que lado na terra escura
brilha o nácar de sua face.
Dize-me tu, palmeira fina,
onde nenhum pássaro canta,
em que caverna submarina
seu silêncio em corais descansa.
Dize-me tu, ó céu deserto,
dize-me tu se é muito tarde,
se a vida é longe e a dor é perto,
e tudo é feito de acabar-se!
... e vai-se agora a Cecília Pinto embora para o Sto António, vejam lá, não tem nada a ver com o que se escreveu até agora, é só uma Cecília como as outras..."
Etiquetas: o amigo médico, transcrições
Desculpem lá...
...é que eu estive fora no fim-de-semana, mas o Alegre candidatou-se ? Eh, eh, eh...
Etiquetas: nada
Deivid 1 - Liedson 0
Já está: o amor-ódio Alvalade-Peseiro virou só ódio. E o Sporting está a 1 ponto do líder. Ganhou a um Vitoria de Setúbal coxo por 1-0. Coxo pela expulsão do guarda-redes Moreto aos 19' (lembram-se do Nelson na jornada anterior ?).
Da última vez falei do problema Rogério. Hoje vou falar do Luis Loureiro.
Temos então uma equipa em 4-1-3-2, com Deivid encostado ao Liedson e só um trinco, que é o Luis Loureiro. O trio de médios tem sido Sá Pinto, Moutinho e Douala. Hoje em vez de Sá Pinto João Alves. Loureiro é um destruidor, não constrói. Não transporta, não serve de base ao que possa acontecer dali para a frente. Digamos que está "abaixo de Petit", o que já é dizer muito. Tudo isto fazia o Custódio do ano passado.(como o Vidigal do penúltimo campeonato ganho...), e por isso a famosa "transição defesa-ataque" acaba por se fazer pelas alas - Tello/Paíto, Rogério/M.Garcia - e depois vamos ver o que acontece... Daí as substituições, mal entendidas pelo pessoal, porque efectivamente... "muito teóricas" ! Tirar Loureiro por Wender foi tirar o destruidor desnecessário e abrir para um 4-4-2/4-2-4. O problema porém que ficava em campo era o separar das águas entre os dois Joões, o Alves e o Moutinho, quem desce, quem sobe, quem é 10 quem não é... E portanto ao meter Beto e tirar o Liedson (fraquinho neste jogo...) foi voltar ao 4-3-3 e avançando Polga para trinco. Blasfémia ? Polga passa melhor que Loureiro, c'est tout. Portanto, por muito que me custe, Pinilla não era para entrar.
Este Sporting 2005-6 não é a sequência oleada do ano anterior. Joga com dois avançados quando antes jogava só com um, portanto abandonou o 4-1-4-1 onde o 2º 4 era o tal famoso carrocel de grandes médios. Grandes médios agora só há 2 e andam a tropeçar um no outro. Pinilla era o 2º avançado opção, agora é o 3º em desespero.
Em resumo: Custódio, sara depressa !
Etiquetas: futebol
Enfim...
Outra coisa é a proliferação das candidaturas independentes de políticos sob suspeita: a já referida Fátima, o Avelino, o Major, o Isaltino. Não é mau de todo lembrar que se independentes estão é porque aos partidos terá dado um providencial ataque de vergonha. Depois, esquecendo as previsíveis e infelizes vitórias, esperemos que a justiça siga o seu caminho e que - Oeiras, Gondomar, Amarante e Felgueiras - repitam eleições lá para 2006, com o rabo entre as pernas. E olho vigilante para evitar reconciliações pos-eleitorais...
Etiquetas: portugal
As Contas de um Tribunal
O caso Fátima Felgueiras e a nomeação de Guilherme Oliveira Martins são os últimos episódios de uma farsa socialista que, no mesmo tempo em que decorreu o consulado santanista mas com consequências mais graves, delapidou a credibilidade de praticamente toda uma classe política. Infelizmente começo a concordar que a República Portuguesa precisa de uma refundação. Refundação esta que já é um sine qua non para o PS. Ou acham que o sr. Manuel Alegre é a alternativa ? Estamos nas mãos do partido do Sr. Jorge Coelho e companhia, isto é, não podíamos estar pior. E qual é o herói da companhia ? O odioso António Vitorino. A política existe para servir, mas não a deste menino. E o cão-que-ri ? É António Costa, enquanto faz as contas aos hectares de floresta a queimar para o ano. E José Sócrates será portanto o bobo da corte. A corrupção à esquerda é sempre pior do que à direita, pois acha que ainda por cima tem razão. Lembram-se dos frente-a-frente Santana-Sócrates ? Agora esse programa acabou: os dois palhaços já fizeram o seu serviço - Santana mandou Barroso para a Europa. Sócrates está a distribuir os seus 101 dálmatas por onde pode.
P.S.: a caso Felgueiras não tem a ver com uns "serviços ambientais" fictícios ?
Etiquetas: portugal
quinta-feira, setembro 22, 2005
Green Wing
Green Wing é uma mini-série inglesa que está a passar (infelizmente) à tarde na Sic Comédia. Passa-se num hospital, aviso, e portanto vou pedir a transferência. Falta lá um internista.
Etiquetas: televisão
terça-feira, setembro 20, 2005
2-1, disse ele...
Pronto, lá estamos nós outra vez com a mesma coisa. Perder com o Nacional é "mala pata" ? Não, é azelhice. O Nacional está a jogar bem ? Põe-no a jogar com a Udinese e logo vemos.
Rogério foi um pandeiro todo o jogo. É pena, é um bom jogador, mas foi assim. Miguel Garcia é pior jogador mas é menos lento. Os 3 centrais que temos não se entendem. Julgam que aquilo não é com eles. Se o Polga era um problema porque não o venderam ? O Tello é portanto o melhor da defesa ! Depois, temos essa coisa que é Sá Pinto sempre de início. Para fazer o quê ? Perder bolas sobre bolas. E a roubar espaço ao Moutinho. Em desespero de causa, desça o Sá Pinto para defesa direito, ele já fez a posição, pior que este Rogério será difícil. Insistiu-se no Deivid porque ele era caro, e parece que bem. João Alves no banco ? O Sporting é uma equipa a quem o primeiro golo sai difícil. Precisa de uma defesa segura para ter tempo para o primeiro golo, e não a tem. Menos mal o golo do Deivid e a defesa fora-de-série do Nelson: deu-lhe a titularidade pr'aí até ao Natal.
Portanto, ó Peseiro, atina, meu ! Em Janeiro temos que fazer as compras para a defesa que não fizémos em Agosto !
Etiquetas: futebol
segunda-feira, setembro 19, 2005
E ainda no mesmo jornal...
"Manuel Alegre diz que, se as sondagens confirmarem o risco de Cavaco ganhar à 1ª volta, ainda admite avançar para Belém. "Estou a acompanhar a situação e se as sondagens me derem bons resultados não sou masoquista", afirma. Há apoiantes seus a recolherem assinaturas e, ontem, nas ruas de Coimbra, surgiu pelas paredes um novo slogan: "MFA - Movimento Força Alegre""
Ou como uma notícia curta de 1ª página escrita por um estagiário voga livremente entre o incompreensível da escrita e o hilariante do homem/vate/vai pró raio q ta parta !
Etiquetas: nada
No Expresso de sábado vinha que...
"José Maria Martins apresentou ontem a sua candidatura à Presidência da República. Na cerimónia, o defensor do principal arguido do processo da Casa Pia contou com a presença de Pedro Namora, o primeiro a acusar publicamente "Bibi" por actos de pedofilia"
Copy and Paste de uma edição de 1 de Abril ?!?
Etiquetas: nada
domingo, setembro 18, 2005
Daniel Jonas
A colectânea "O Século de Ouro da Poesia Portuguesa" estabeleceu como paradigma a excelência da poesia portuguesa no século XX. Declarada essa excelência, logo apareceram os profetas da desgraça a exprimir solenes dúvidas sobre a descendência e a poesia "nossa" mais recente. Dizia-se por ex: "os setenta pior que os sessenta, os oitenta pior que os setenta, os noventa pior que os oitenta". Esquecendo a blague, no que à poesia dita actual diz respeito parecemos adeptos do futebol a tremer também pela extinção da "geração de ouro". E Daniel Jonas pertence também a este frenesi (como antes Gonçalo M. Tavares, por ex.). Nascido em 1973 e com início de publicação na década passada, lançou agora na Cotovia "Os Fantasmas Inquilinos". Espero não ser sua intenção salvar a pátria. E Nemésio não é. Sometimes it's like - parafraseando arrisco... - "too many words". Concede-nos porém alguns poemas como este:
UMA SAISON NOS INFERNOS
Tudo é breve: um deus,
o plâncton, o ferro.
O meu poema é uma miséria
comparado com o teu nome
no edital.
A voragem dos grandes estúdios,
a saída dos operários da fábrica,
a grande depressão
dos trinta anos:
eu bebo
porque senão beber
não conduzo
este corpo a casa.
Etiquetas: livros, transcrições
Contrato que AS professoras primárias assinavam em Espanha no ano de 1923
Este es un acuerdo entre la señorita_______________________ maestra, y el Consejo de Educación de la Escuela_____________________ por lo cual la señorita_________________________ acuerda impartir clases durante un periodo de ocho meses a partir del__ de septiembre de 1923. El Consejo de Educación acuerda pagar a la señorita__________________________________ la cantidad de__ mensuales.
La señorita___________________________________ acuerda:
1. No casarse Este contrato queda automáticamente anulado y sin efecto si la maestra se casa.
2. No andar en la compañia de hombres.
3. Estar en su casa entre las 8.00 de la tarde y las 6.00 de la mañana, a menos que sea para atender función escolar.
4. No pasearse por heladerías del centro de la ciudad.
5. No abandonar la ciudad bajo ningún concepto sin permiso del Presidente del Consejo de Delegados.
6. No fumar cigarrillos. Este contrato queda automáticamente anulado y sin efecto si se encontrara la maestra fumando.
7. No beber cerveza, ni vino ni whisky. Este contrato queda automáticamente anulado y sin efecto si se encuentra la maestra bebiendo cerveza, vino y whisky.
8. No viajar en coche o automóvil con ningún hombre excepto su hermano o su padre.
9. No vestir ropas de colores brillantes.
10. No teñirse el pelo.
11. Usar al menos dos enaguas.
12. No usar vestidos que queden a más de cinco centímetros por encima de los tobillos.
13. Mantener limpia el aula:
a) Barrer el suelo al menos una vez al dia.
b) Fregar el suelo del aula al menos una vez por semana con agua caliente.
c) Limpiar la pizarra al menos una vez al dia.
d) Encender el fuego a las 7.00, de modo que la habitación esté caliente a las 8.00 cuando lleguen los niños.
14. No usar polvos faciales, no maquillarse ni pintarse los labios.
Comentário: e se a tipa só está a beber cerveja ? Este é um contrato na realidade muito frouxo...
Dos Subsídios
Muito se comenta mas agora é sabido: a Política Agrícola Comum da União Europeia beneficia poucos mas bons. E quem são ? Será segredo dos deuses, mas por ex. recentemente na Dinamarca veio a saber-se quem: http://euobserver.com/?aid=19864&rk=1 Portanto: ministros, príncipes, corporações, etc.
Etiquetas: europa
quinta-feira, setembro 15, 2005
quarta-feira, setembro 14, 2005
O Parque da Cidade ao fim da tarde
A Cultura Portuguesa mais Profunda jamais estará em perigo: a Identidade Nacional é algo que desde os campos de São Mamede, etc....
Etiquetas: fotografias, porto, portugal
terça-feira, setembro 13, 2005
Rangers 3, Porto 2
O jogo podia ter terminado bem diferente, mas a defesa, ai a defesa... O Porto volta a jogar muito bem, tem um meio-campo que vê-se tão ou mais bonito que o do Sporting, e com mais opções. Conhecem-se sim há pouco tempo, e falta o Benny lá à frente... E no balanço de ganhos e perdas, o que fazer com o Pepe ?
Etiquetas: futebol
Derby
Há limites: vou comentar um jogo que não vi ? Recebi sim uma mensagem wap sobre o 1º golo e que rezava assim: Luis Loureiro GOOOOLO ! Remate após desvio de Tonel em canto marcado por Rodrigo Tello.
Luis Loureiro, Tello, Tonel. Não falei eu mal deste três gajos ? Eh, eh, eh...
Etiquetas: futebol
sexta-feira, setembro 09, 2005
Ibiza, ilha paradisíaca...
Fui pagar o arranjo do meu Ibiza. Paguei o quê ? Isto: 1 termostáto, 1 falange do termostáto, 1 orringue da falange, 1 interruptor do radiador, 1 interruptor da válvula da marcha-atrás, 1 lâmpada de iodo frente esq, 1 lâmpada de stop esq, 1 lâmpada de mínimo trás esq, 5 l de anti-congelante, liq de lavar motor, 1 bomba de água, 1 correia de distribuição, 1 tensor da correia da distribuição, 1 correia de alternador, varejar e vedar o radiador. Explicitando o trabalho o que se fez foi: "por água à pressão para verificar se tinha fuga no circuito de refrigeração, desmontar tubo inferior do radiador, termostato e falange do mesmo, desmontar o radiador e sua montagem depois de varejado, desmontagem de diversos orgãos mecânicos do motor para se poder substituir a bomba de água, correia do alternador e da distribuição com comando do motor, substituir válvulas do radiador e válvula da caixa de velocidades para que as luzes da marcha atrás acendessem, lavar o motor e sangrar o circuito de refrigeração".
Pergunto-me eu como só agora se avariou o carro...
Bom, hoje recebi o cheque de devolução do IRS. Ainda assim, hoje foi um dia em que perdi dinheiro.
Etiquetas: la vida es sueño
Harry ? Harry who ?
1955, um filme discreto de Hitchcock que ainda é como um segredo bem guardado. Qual é o problema com o Harry ? É que ele está... No fim dos créditos do filme é dito: "The trouble with Harry is over." Pois. Uma obra prima, e o 1º filme de Shirley McLaine, então muito querida. E "The Trouble with Harry" é ainda a 1ª colaboração de Hichcock com Bernard Hermannn na banda sonora.
Etiquetas: cinema
quarta-feira, setembro 07, 2005
Publicozinho...
Este jornal que eu quase todos os dias leio, praticamente desde a sua fundação, tem-me vindo a espantar pela superficialidade cada vez mais evidente de muitas das suas análises e reportagens. O último caso aconteceu este fim-de-semana na revista Pública, suplemento dominical as mais das vezes sumamente negligenciável. Num artigo sobre o Brasil como a potência agrícola do futuro, mencionou-se o facto do governador do estado do Mato Grosso ser também o maior proprietário do estado, e o "maior produtor individual de soja do mundo". Não por coincidência é no estado do Mato Grosso (nome que será em anos motivo apenas de saudade) que a deflorestação progride mais depressa... Grande reportagem ? Não, duas linhas no meio de quase um prospecto agro-turístico...
Etiquetas: nada
terça-feira, setembro 06, 2005
Pin(i)Tello
Outro dos orgulhos em ser sportinguista é o ter dois titulares - dois - da selecção chilena no plantel do clube. Aquela selecção que levou 5 do Brasil, dos quais 4 em meia hora. Os nossos dois titulares foram substituidos ambos ao minuto 58. Para os aplausos merecidos.
Etiquetas: futebol
segunda-feira, setembro 05, 2005
Angela Merkel
Chegou a Tatcher alemã. Como a inglesa é feia, comunica mal, ninguém nos media gosta dela. E não quer a Turquia na Europa. Isto num país com vários milhões de turcos emigrados. Vai ganhar.
Longe vai o tempo em que o turco era uma imagem de marca do cinema de Fassbinder. Podem imaginar para que servia o turco. Merkel terá alguma vez feito figuração num filme de Fassbinder ? E não terá a coisa corrido como ela queria ?
Etiquetas: europa
E no próximo fim-de-semana...
Dentro de uma semana temos clássico. E uma vez mais veremos o que vai fazer Peseiro. Vendido Roca e comprados Wender e João Alves, fica no ar a interrogação sobre o 11 inicial para defrontar o Benfica. Embora possivelmente o desfecho do jogo dependa muito de como estará o dia para a dupla Beto-Polga cá atrás, e para Liedson, lá à frente. Sem esquecer que do outro lado está o Liverpool, ou isso... A ver vamos.
Agora que temos dois bons extremos embora nenhum deles capaz de durar 90', as opções de banco ficam mais elásticas. O meio-campo está mais macio, mas talvez mais bonito, e com três jogadores de selecção (o Custódio lá chegará...). A equipa modelo ? Nelson; Rogério, Beto, Polga, Edson; Custódio; João Alves, João Moutinho, Douala; Deivid, Liedson. Com 3 suplentes nervosos: Wender, Carlos Martins e Pinilla.
Infelizmente estarei fora do país...
Etiquetas: futebol
domingo, setembro 04, 2005
New Orleans
O Ney York Times tem este artigo sobre a New Orleans que se perdeu: http://www.nytimes.com/2005/09/04/fashion/sundaystyles/04easy.html?adxnnl=1&8hpib=&adxnnlx=1125818844-oCxHqUtAC+hPzOvyffNapQ
A América foi atingida onde menos interessava: New York, uma cidade fantástica, e New Orleans, idem aspas. Porque não Salt Lake City, ou Pittsburgh ou Omaha ? Porque não em nenhum sítio ? Hoje em dia, é isto a América, um misto de Elephant e Katrina. Scary, ain't it ?
Spam
Para evitar o "comment spam", a partir de hoje todos os comentários pedirão um reconhecimento de uma palavra para prevenir os comentários spam. Peço desculpa pelo esforçito adicional mas...
António Franco Alexandre
Abro a porta do armário; na janela
há um reflexo bom de lua esguia;
com patas firmes vou à sala, espreito
o teu corpo dourado que dormita
diante da tv; ainda não sabes
que vim de viagem, dentro de uma mala.
Ver-te dá-me prazer; és todo feito
de fibra hipersensível, e elegante;
assim distante é que melhor contemplo
a dura forma que desenham ossos,
a mansa luz que brilha nos sentidos.
Mas, de repente, dás uma palmada
num secreto mosquito impertinente,
que descreve no ar uma parábola, e cai
diante de mim. Está cheio do teu sangue,
açucarado e quente, ainda vibrante, denso
e espesso como os sonhos mais profundos.
É triste ser vampiro, mas
está-me na natureza o apetite;
vou-me esquecer agora do limite
que me impus noutra hora mais discreta,
dar-me todo à fome, e devorar-te
sem teia, nem fio, nem arte.
in Aracne, Ass&Alvim, 2004
Etiquetas: livros, transcrições