DêDêTê (desconfia dele também...)
um blog discreto e inofensivo, que aspira suavemente pela primavera enquanto estes dias são do mais puro inverno
quinta-feira, janeiro 31, 2008
quarta-feira, janeiro 30, 2008
Remodelação - um toquezinho de esquerda? Um blush?
É isso? Um 'bora lá colorir o governo para que as "bases" se acalmem? Para que a "base" faça uma espécie de facelift à carantonha governamental?
Mas, vejamos, não foi o "Centrão" que elegeu Sócrates para 1º Ministro, e duas vezes?
E, já agora, esta Ministra da Saúde, vai ou não ser arguida num processo movido pelo Estado contra ex-gestores da ARS-Lisboa por má gestão de dinheiros?
Confused?
segunda-feira, janeiro 28, 2008
Dos Brandos Costumes
Não lido mas folheado - porque oferecido, este livro é a agradável prova de que é um mito esta história dos "brandos costumes" em Portugal. Uma revolução cada semestre era mais ou menos a regra na 1ª República, e revoluções que metiam mortos, etc. O Regicídio, o assassinato de Sidónio Pais, a morte de António Granjo e de Machado dos Santos, todos estes episódios mostram um país capaz do ódio e do desvario em quantidades similares aos demais mundos.
Portanto, os "brandos costumes" foram só depois cozinhados por um fascismo de 40 anos, a mais longa das anestesias. Da qual ainda estamos... a sair?
Sporting 2 Porto 0
Este Sporting é assim, não é lá muito grande, mas de vez em quando consegue dar umas alegrias aos seus. A estrelinha que lhe permitiu ganhar ao Porto não é uma estrelinha de campeão, é uma estrelinha tipo "Paços de Ferreira", não nos iludamos. E portanto o melhor plantel do campeonato, pouco depois de ter mostrado logo em duas ocasiões quem mandava, subitamente está a perder por 2-0, e não consegue dar a volta à coisa. Pouca sorte (sim), displicência (também), pouca inspiração (Quaresma). A solidão do melhor jogador em terras de Portugal (Lucho) que não pode fazer tudo sózinho. Obrigado, Jesualdo, por não teres metido o Adriano.
Uma vez mais o Sporting começou um jogo com a carne toda no assador - isto é, ou a coisa resultava ou não havia banco para dar a volta (vamos esquecer o Purovic, ok?). Uma equipa sem banco é assim como que um barco sem leme, atira-se à água apontando o melhor possível, se a coisa não sair bem o barco embate nos molhes de protecção e nem do porto sai. Desta vez saiu. O futebol tem destas coisas, perdeu a melhor equipa, mas não a que mais lutou, a que mais batalhou. O 4-3-2-1 Sportinguista, para não parecer defensivo exigiu mares à esquerda de Ismailov, à direita de Moutinho. E ainda deu para que Romagnoli não aparecesse no jogo. O esforço de todos cobriu a lentidão de Miguel Veloso, a inexperiência de Rui Patrício. E, afinal, Pereirinha tem lugar nesta equipa. E afinal comprou-se bem: Vukcevic, Ismailov. Repito, nada de ilusões. O Sporting teve 39% de posse de bola. O problema vai continuar a estar nos restantes jogos do campeonato, jogos onde se espera que o Sporting tenha mais posse de bola, e saiba o que fazer com ela. Falo de boa ocupação do meio-campo, rapidez e clarividência ofensiva, posse e afirmação, peito e jogo.
Lembro ainda que ontem o 2º melhor plantel do campeonato - o do Benfica - venceu bem o Guimarães. Plantel que nas mãos de outro treinador menos "suspirativo" e mais audacioso, possivelmente estaria a jogar e a render mais. E talvez isso aconteça já em 2008-9, assim o Benfica consiga segurar bons jogadores como Cardozo, Di Maria...
Etiquetas: futebol
quarta-feira, janeiro 23, 2008
O Livro de Job 2
Pois é, pago duas casas, tenho um carro perseguido e outro semi-avariado, os dois computadores parados, sem ter onde ouvir música decentemente, uma divisão da casa a recuperar de uma inundação, MIL coisas por fazer atrasadas, horários familiar completamente anulados... bah! Fodido mas não suicida...
Etiquetas: nada
sexta-feira, janeiro 18, 2008
Paulo Teixeira Pinto pensionista
Na sequência do atrás dito sobre Marques Mendes, soube-se agora que Paulo Teixeira Pinto, dentro do seu deal para sair do BCP e não viajar para a concorrência (Zé Mourinho-like), ficou a receber um "subsídio" vitalício do BCP de 500.000 euros/ano, apenas 12x mais do que a pensão de Marques Mendes, 20 anos deputado do país, ex-governante e ex-presidente do PSD, partido que representa sociologicamente 30-40% do país "que somos"...
So, who's fooling who? And who's robbing who's bank/country?
quarta-feira, janeiro 16, 2008
A Linha do Tua
Esta linha tem os seus dias contados. Links como este vão deixar de ter sentido. Lisboa está a destruir Trás-Os-Montes. Será que os trasmontanos se importam? Decidido o sacrifício do Baixo Sabor, as torres eólicas de Montesinho em stand by, agora o Tua... De notar como Lisboa decidiu que a proioridade era o Douro, não Trás-os-Montes. Que se calará com as AE para Chaves, para Bragança, a travessia do Marão, enfim, um banho de asfalto! Ficam as cidades ligadas, para sobreviverem, rodeadas de aldeias mortas. Em vinte anos virão os alemães comprá-las por junto, como na Galiza já acontece.
Etiquetas: portugal
terça-feira, janeiro 15, 2008
O triângulo de que se fala
Sobre o triângulo Sarkozy-Cécilia-Carla Bruni parece estar tudo dito. Faltará talvez referir que é fácil criar a piada de que ambas as mulheres não só ultrapassam Sarkozy em altura mas também em interesse tout court. Mas lembro que o papel de Cecília no affaire das enfermeiras búlgaras presas na Líbia acabou por ser algo caricato. E sobre Carla Bruni, já exposta neste blog, o seu namoro com Donald Trump deixa-me… speechless!
Uma outra piada a correr na net é ilustrada por uma das fotos que aqui vão e é “La Cirurgie Plastique… ça marche!” A diferença entre as duas é de redondos dez anos…
Etiquetas: nada
Out Of The Woods 2007
25 anos depois sai o 2º esforço de Tracey Thorn. E dispensava-se. Uma que outra canção aproveita-se, a electrónica que é sobreposta às canções soa "velhinha"... und so weiter.
O 1º teminha é folk tranquilo e... citando uma coisa lida..."then things get 'dancey'. Quite frankly it's a bit embarrassing. Like ‘dad dancing'."
Podia não ser mas é. E ter TT a soar a Annie Lennox em "Raise the Roof" é quase um insulto. Até prova em contrário, 90% de perda de tempo. E sim, Blas, de dinheiro.
Etiquetas: música
Spanish Algarve
Os algarvios estão preocupados com todas as construção que estão a acontecer para lá do Guadiana, publicitadas por alguns como "Spanish Algarve"! Que é mais fácil construir lá, que as villas vendem-se mais barato...
Não entendo, agora que finalmente os espanhóis coemeçaram a destruir uma costa muito mais bonita e menos estragada que a algarvia, ainda se queixam...
A Distant Shore 1982
Tracey Thorn era em 82 uma adolescente que participava num estranho grupo de pop alternativo, as "Marine Girls". E por menos de duzentas libras desenhou 8 canções de guitarra acústica e voz para a editora Cherry Red. As sonoridades que depois usaria nos Everything But The Girl já estão todas aqui. No total menos de 25', talvez por isso não canse este mini-LP. Não é nem meio disco perfeito, mas é bem mais do que uma curiosidade.
Etiquetas: música
Hockney, Paris
Sim, voltarei a Paris.
Place Furstenberg, Paris, August 7,8,9, 1985 #1
1985
Photographic collage
Etiquetas: pintura
A Pagan Place 1984
Entre 82 e 85 os Waterboys de Mike Scott produziram três discos de música fantástica. Ouvidos vinte anos depois pode-se sempre dizer que por ex. no 1º disco o rapaz mal sabia cantar, que a produção era medíocre, etc. Mas canções como "December" ou "A Girl Called Johnny" são hinos para ficar. "A Pagan Place" é o disco do meio, e tem a canção que definiu o estilo: "The Big Music". Houve quem falasse de Van Morrison meets Phil Spector, ou de punk rock meets sax and fiddle and trumpets, with a frantic piano in between...
Este disco talvez seja aquele que eu mais aprecie, mais construido que "Waterboys", menos perfeitinho que "This Is The Sea" e sem a hoje irritante "The Whole Of The Moon".
Grande, grande música...
Etiquetas: música
sexta-feira, janeiro 11, 2008
Marques Mendes pensionista
Aparentemente MM requereu o direito à subvenção vitalícia de perto de 3000 euros que os deputados da geração dele ainda têm, ele por maioria de razão, ao exercer a bancada há 20 anos.
Digo: isto em nada me repugna. Confunde-me deputados mal pagos, a mendigar extras e esquemas. Assim como me confunde deputados inúteis, que é a maioria deles. Mas vou explicar porque tardam os círculos uninominais, forma única de justificar mais de 200 deputados: os partidos existem para produzir governos e gerir interesses. As bancadas parlamentares servem como meio e não fim destas coisas. Por isso temos de propósito um parlamento menorizado. Os círculos uninominais serviriam para julgar deputados, um a um. E aproximariam o poder do povo, esse desiderato da democracia que a todos repugna. Ponham 150 círculos uninominais mais um círculo nacional de 80 deputados para corrigir distorções e se poder votar no Bloco de Esquerda. Depois falamos.
Voltando a MM pensionista: ele não cometeu nada ilegal. Não é esta a expressão mais usada nos últimos tempos?
A Polícia do Porto e os Espanhóis... e outras coisas.
Uma amiga minha, enfermeira, tem um casal - de amigos - de nacionalidade espanhola. Foram passar os Reis... a Espanha. Quando voltaram encontraram casa aberta... e as camas. O resto tinha voado. Chamaram a Polícia do Porto, que tomou conta da ocorrência. No manhã seguinte a GNR apareceu-lhes em casa para apreender o carro, ue era de matrícula espanhola, pois tinham recebido uma denúncia... da Polícia. Já estavam sem recheio, ficaram também sem o veículo de transporte.
Ainda duvidam da eficácia da Polícia do Porto!
Etiquetas: a amiga enfermeira, nada, portugal
terça-feira, janeiro 01, 2008
Since I Left You 2000
The Avalanches são um grupo de DJ's e produtores australianos que no fim de 2000 mandaram cá para fora o último grito em dancing-sampling-music.
"Since I Left You" consiste na agregação imparável de centenas de samples de disco, soul, funk, techno, hiphop, pop, sons da rua e do rádio, uns bem conhecidos até (eg. Madonna), outros bem obscuros.
Resultados: o disco de dança do novo milénio, non-stop.
Não tiveram coragem para fazer outro. Entrar em 2008 ouvindo ISTO é... bem bom!
Etiquetas: música