segunda-feira, janeiro 28, 2008

Sporting 2 Porto 0


Este Sporting é assim, não é lá muito grande, mas de vez em quando consegue dar umas alegrias aos seus. A estrelinha que lhe permitiu ganhar ao Porto não é uma estrelinha de campeão, é uma estrelinha tipo "Paços de Ferreira", não nos iludamos. E portanto o melhor plantel do campeonato, pouco depois de ter mostrado logo em duas ocasiões quem mandava, subitamente está a perder por 2-0, e não consegue dar a volta à coisa. Pouca sorte (sim), displicência (também), pouca inspiração (Quaresma). A solidão do melhor jogador em terras de Portugal (Lucho) que não pode fazer tudo sózinho. Obrigado, Jesualdo, por não teres metido o Adriano.
Uma vez mais o Sporting começou um jogo com a carne toda no assador - isto é, ou a coisa resultava ou não havia banco para dar a volta (vamos esquecer o Purovic, ok?). Uma equipa sem banco é assim como que um barco sem leme, atira-se à água apontando o melhor possível, se a coisa não sair bem o barco embate nos molhes de protecção e nem do porto sai. Desta vez saiu. O futebol tem destas coisas, perdeu a melhor equipa, mas não a que mais lutou, a que mais batalhou. O 4-3-2-1 Sportinguista, para não parecer defensivo exigiu mares à esquerda de Ismailov, à direita de Moutinho. E ainda deu para que Romagnoli não aparecesse no jogo. O esforço de todos cobriu a lentidão de Miguel Veloso, a inexperiência de Rui Patrício. E, afinal, Pereirinha tem lugar nesta equipa. E afinal comprou-se bem: Vukcevic, Ismailov. Repito, nada de ilusões. O Sporting teve 39% de posse de bola. O problema vai continuar a estar nos restantes jogos do campeonato, jogos onde se espera que o Sporting tenha mais posse de bola, e saiba o que fazer com ela. Falo de boa ocupação do meio-campo, rapidez e clarividência ofensiva, posse e afirmação, peito e jogo.
Lembro ainda que ontem o 2º melhor plantel do campeonato - o do Benfica - venceu bem o Guimarães. Plantel que nas mãos de outro treinador menos "suspirativo" e mais audacioso, possivelmente estaria a jogar e a render mais. E talvez isso aconteça já em 2008-9, assim o Benfica consiga segurar bons jogadores como Cardozo, Di Maria...

Etiquetas: