domingo, setembro 30, 2007

Rinocerontes e Hipopótamos







Os rinocerontes têm um espaço discreto. Um casal. As pessoas mexem-se, o macho vê, cheira, investe. Passa tempos nisto, a cornamenta contra o aço das vedações. E nada acontece. O mito do rinoceronte desfeito por uma banal vedação.
Os hipopótamos têm um lago bem grande só para eles donde raramente serem avistados.



Etiquetas: ,

As Focas





E claro que Cabárceno tem um espectáculo de focas. Parecem felizes e a tratadora gosta muito delas. Que remédio!

Etiquetas: ,

Os Carnívoros




Em Cabárceno os carnívoros, afundados em grandes fossos onde pouco mais fazem que dormir e comer o que lhes dão, pois não há o que caçar, não são aquele espectáculo que se desejaria. Donde não o sucesso desejado. Ainda assim os leões estão menos mal do que os jaguares ou os tigres, animais de espaço menos aberto no seu habitat natural. Aqui não há solução.

Etiquetas: ,

sábado, setembro 29, 2007

Lisandro





Este pelo contrário não é nada levezinho, e marcados já leva seis! Jogo bonito é em casa uma suecada com os amigos.
Futebol ganha-se com golos.

Etiquetas:

Benfica 0 Sporting 0


O resultado é a imagem certa das duas equipas: não dão para mais.
Com aquela diferença que repito: Benfica (e, claro, Porto) tem uma margem de progressão que o Sporting não parece ter.
E repare-se no banco do Sporting: Farnerud?!?
Donde não se ter arriscado nas substituições da 2ª parte, ou o pavor do 3º lugar vs o risco de correr para 1º...

Etiquetas:

LFM


Here's Fun At Last!

Etiquetas:

quinta-feira, setembro 20, 2007

Mourinho at large.


Look at him, still he's The Special One...

Etiquetas:

E Elefantes...






Mas o Parque de Cabárceno tem uma Estrela Maior que se chama o recinto dos Elefantes...



Que pode ser visionado da própria povoação de Cabárceno, sem entrar no parque, à borla.



É um espaço bastante grande, com uma bonita moldura mineral, e que termina literalmente na povoação. Os animais têm bastante espaço para caminhar, pastar e interagir quase com se em savana fosse a coisa... embora não haja uma árvore...



Fantástico!

Etiquetas: ,

Ben Vindo ao Panteão, Homem do Demo!




Aquilino Ribeiro é 3 anos mais velho do que Pessoa, 4 mais velho do que Salazar, 7 mais velho do que Almada-Negreiros. Foi ontem transladado para o Panteão Nacional, uma decisão parentemente polémica.E assim muito se discutiu um escritor que hoje em dia quase ninguém lê. Diz-se que sucede a Camilo no exultar da língua. Ora Camilo, esse é que de certeza hoje ninguém lê, portanto…
Possuem os meus pais uma 1ª edição de “Quando Os Lobos Uivam”, de senão me engano 1957 ou 58, fugada à apreensão pela PIDE. Nasce esta posse do meu avô materno ter sido, como então se dizia, “da oposição”. Ontem como hoje, na verdade somos poucos, os “da oposição”.
“Quando Os Lobos Uivam” é um dos meus livros de referência. Não houve romance português do século XX que eu lesse e relesse com tanto prazer. O granito beirão daqueles personagens entra-nos pelos braços dentro. As árvores estão ali, toda uma encosta, a arder para nossa exultação incendiária ("spoiler...").
Lembro-me de muito novo também ter lido o então obrigatório “Romance da Raposa”. Mas mais velho passei e repassei pelo autobiográfico “Cinco Reis De Gente”, onde Aquilino explica mais ou menos como ele se fez... gente. Fiquei com a impressão de que era um livro mágico.
E a escrita de Aquilino é como que mágica. Não rebenta a língua, como um Mia Couto, utiliza-a sim em toda a sua expressão e possibilidades, trabalhando TODAS as palavras que o português usa, usou ou deveria usar, o português de Carregal, Sernancelhe, ou dos outros milhares de terras e açudes em que a semente “tuga”, como agora se diz, foi germinando. Dizia Óscar Lopes que para ler Aquilino era preciso dicionário. Muitos não compreenderam que este invejoso comentário era um elogio. Complicada, arcaica, barroca, campesina, cheia de ventanias, é uma escrita como não se fez outra. Pontuada porém sem mácula.
Comparado frequentemente a Torga, só por desconhecimento pode esta comparação ser feita. Há muita mais largura, há muita mais língua no tratamento das gentes por Aquilino. Torga por outro lado foi apenas um poeta menor. Aquilino não se meteu nisso. E o magistério de Torga foi muito menos activo e “exterior” que o de Aquilino, co-fundador da Seara Nova. Bicho por bicho, antes Teixeira de Pascoaes… como diria Cesariny.
Em 1907, aos 22 anos, Aquilino foi preso depois de uma explosão no seu quarto em Lisboa ter morto dois anarquistas. Anarquista então ele também, fiel depositário portanto de material explosivo supomos que não para minhotas festas, ele próprio descreve como se safou de problemas maiores, torcendo o tribunal para uma eventual campónia ignorância como explicação do acontecido. Ficou preso mas depois lá se safou. Ser anarquista em 1907 não era fumar umas coisas... Terá tido contacto muito directo com o grupo de regicidas que assassinou D.Carlos e herdeiro. De amizade e eventual conhecimento de intenções. Mais? Por via das dúvidas, depois do regicídio exilou-se em 1908 em Paris – dizem que por “cobardia”. “Cobardia” muito portuguesa que só lhe posso agradecer: a não fugir teria sido exilado para Timor, pelo menos. Lutou também “cobardemente” de armas na mão em 1927 e 1928 contra a Ditadura Militar de Óscar Carmona, afinal outro inquilino do Panteão.
Moral da história: eu tirava era o Carmona… Óscar, entenda-se.

Etiquetas: ,

Avestruzes, Girafas e Ursos








Detesto os zoos. A ideia de um animal selvagem numa jaula - e a isto se resumem a maior parte dos zoos, e o próprio conceito romântico dos mesmos - é-me abominável.

Por opiniões assim já não serem tão minoritárias, em alguns sítios têm vindo a criar-se espaços mais amplos onde os animais selvagens adquirem mais espaço para eles, e também de exposição. Note-se que nestes parques nunca há florestas, ou matos, os animais esconder-se-iam e desaparecia o negócio.

Na Cantábria o Governo Regional utilizou um antigo espaço mineiro - inserido em zona montanhosa com uns afloramentos rochosos belíssimos - convenientemente a uns 20 km de Santander, para fazer um parque assim.

É o Parque da Natureza de Cabárceno.


Que tem aproximadamente no meio um restaurante de onde se podem apreciar da mesa avestruzes e girafas.

Logo por trás um grande espaço tem uma dezena de ursos a passear de um lado para o outro.




Enfim, serve...

Etiquetas: ,

Sporting 0 Man United 1


Bom, voltamos aquela coisa de que a equipa deu o litro só que o que era preciso era litro e meio...

Liedson... demasiado leve. Purovic... demasiado alto. João Moutinho... demasiado pequeno. Romagnoli... demasiado nem por isso. Djaló... demasiado nulo. Etc...

Os melhores? Miguel Veloso, Polga, Ronny - 2 defesas e o médio defensivo.

Claro que ouvida na rádio a 1ª parte soou a algo fora-de-série... mas os fora-de-série são os que marcam golos... como se viu depois.

É consolação dizer que o Sporting foi a equipa portuguesa que a espaços melhor jogou, nesta jornada catastrófica?

Por mim digo que falta fez o Derlei...

Etiquetas:

sábado, setembro 01, 2007

Férias?


Ora digam lá que eu não estou a precisar de...

Etiquetas: ,