Ora bem. Isto vai demorar um pouco, mas tem que ser feito.
O quê? Analisar este meu Sporting que ontem à noite foi absurdamente humilhado pelo Porto, perdendo 5-2 em quartos-de-final da Taça.
É que não adianta dizer que o Porto jogou muito bem, etc. Não queremos um clube para que ele vá jogando mais ou menos, e ou outros também, e lá nos escapamos… Futebool é isto: Mariano a não falhar uma, Ruben Micael afinal parece um veterano, o Belushi afinal conta e muito! O Falcão já eu conhecia...
Bom, vamos ao que interessa.
E comecemos por um jogador que até nem jogou: Anderson Polga. Ninguém é campeão ou parecido com uma má defesa. E o Sporting tem uma má defesa. O seu melhor jogador, Polga, internacional pelo Brasil há muuuito tempo, já “enterrou” dois treinadores: 1º o Peseiro, ultimamente Paulo Bento. Como? Errando infantil e incompreensivelmente, esforçando-se quase tudo mas não tudo – e que pena aquele lance, etc. Um jogador assim é veneno puro. Quando Peseiro saiu, devia ele ter saído também. Mas não, enganámo-nos todos com os joguinhos bonitos que ele andou a fazer na 1ª temporada PB, não é? Grandes defesas que o Sporting já teve? Beto, que já foi jogador de selecção, foi preterido porque arreou no Custódio, e este era um futuro capitão, o Beto menos, fica o Custódio. Sai o Beto, o Custódio esteio do meio-campo é despedido um ano depois. Enakharire? Durou uma época, o clube não quis ter unhas para o segurar. Tonel? É bom, não é excepcional. Carriço? Está a crescer, duvido que cresça mais. Continuando ali no centro e despachando já a posição seis, há frente quem temos? Tínhamos, repito, o Custódio, inultrapassável. Depois percebeu-seque não fazia jogo. Ok, quando preciso metia-se o Moutinho a seis. Saiu o Custódio porque veio o prodígio Miguel Veloso. Que anda o clube há três anos a perceber onde melhor joga. Ficou-nos o pequeno Adrien, que ainda é… o pequeno Adrien. Assim como o Sporting nunca teve um defesa central da escola dum Jorge Andrade, Luisão ou Bruno Alves, também nunca conseguiu ter um médio defensivo do estofo de um Paulo Assunção, por ex. Curioso que para o Sporting seja fundamental que o médio defensivo arme jogo, quando equipas como o Porto ou o Benfica não achem tal coisa fundamental.
Bom, agora podemos falar das alas defensivas, essa calamidade. Grimi foi mais um dos falhanços de contratação do Sporting. Outros clubes falham. Num clube assim apertado de finanças, as coisas custam mais. Quando a esquerda esteve melhor defendida no Sporting? Com Tello, naquele seu bom ano, e em alguns jogos com o Miguel Veloso. Agora que veio o Pedro Mendes porque não remeter outra vez este menino para DE? Com psicoterapia incluída, vulgo sopapo? E Adrien no banco, claro. Grimi é para sair. Não temos um defesa esquerdo.
À direita, João Pereira é melhor que Abel mas… enfim, valerá o dinheiro que se pagou? Estava esgotada a solução Pereirinha DD? Porque já vimos que Pereirinha como 2ª opção para salvar jogos a médio-ala já foi chão que deu uvas, o rapaz é outro que está a demorar a crescer… Ah, e o Pedro Silva, como anedota já deu o que tinha a dar. Guantanamo com ele.
Bom, chegamos ao meio-campo que-não-posição-seis. Eu continuo a achar que o Miguel Veloso não pertence a este jogo. Pesado, lento, depressivo, catraio. Onde está a barba rija quando se precisa dela?
O João Moutinho precisa de rodar menos posições. E precisa de calma, e de uma equipa que funcione à sua volta. Talvez menos elogios, também, todos estes anos tivessem dado jeito… Como é Capitão não vai ao banco, o que lhe faz mal, e à equipa… Lembro só que outra equipa onde o Capitão falasse em sair…
Ficam essas duas jóias da coroa que são Ismailov e Vukcevic. Ismailov é dos melhores jogadores da liga portuguesa neste momento e, do plantel do Sporting, só no Liedson encontra companhia para entrar nesse lote. É um mimo de dedicação, limpeza de processos, visão de jogo. Vukcevic continua a ser um vulcão em potência, assim saia das lesões. É um jogador sem medo. E isto no Sporting há pouco.
Do Matias Fernandez não há muito a falar porque ainda só se viu que é um jogador com bom toque de bola e que há que dar-lhe tempo, não queimá-lo como se fez ao Tinga, ao Danny…
Terminamos no Liedson: jogador que sua a camisola sempre, que está menos insurrecto, etc., etc. Jogador de grande técnica mas que, por idiosincrasias da sua forma de jogar, quase obriga a uma presença muito perto de outro jogador, que o Sporting há meia dúzia de anos não decide qual há de ser… A melhor hipótese foi o Deivid, lembram-se? Marcou dois golos se não me engano ao Boavista… e foi vendido. O Helder Postiga parece-me melhor jogador que o Saleiro, apesar de tudo, mas nenhum deles é ideal, o Vukcevic como 2º avançado é uma hipótese pouco explorada e em aberto… o Pongole… sei lá!
Ah! P.S.: o Rui Patrício vai ser um bom guarda-redes, ok, mas a quadra de guarda-redes do Sporting continua a ser a pior dos três grandes, certo? Bom, mas também temos a pior defesa, o pior meio-campo, o pior ataque… para quê destoar?