domingo, setembro 12, 2010

11.9

E neste dia nos despedimos das ovelhas, dos três cães e das casas velhas... Nota dez, repito, para a Herdade do Monte Sobral, dono e funcionários. Que sofram os casamentos com dignidade pois merecem bem mais do que sobreviver.
O destino era voltar para aqui, para a Muy Nobre e Leal, mas decidiu-se paragens.
Apontou-se para a albufeira de Montargil, para uma última molhadura de pé.
No caminho, a gruta do Escoural fechada, em reformulação de "enquadramento", via QREN.
Em Montargil almoçou-se bem, logo depois da GNR me avisar que não podia estacionar a menos de cinco metros das passadeiras. A albufeira de Montargil era o lago do Alentejo quando ainda não havia Alqueva. É uma albufeira enorme e muito bonita, infelizmente só aproveitada para molhar o barco e o isco. Houve que aguentar a música dos senhores pescadores, o espaço dos senhores pescadores (a dez metros de nós avisaram um casal que os anzóis podiam magoar quem fosse à água), os jeeps dos senhores pescadores aparcados a trinta cms da água, a GNR a vir inspeccionar os barcos e os pescadores. Nestes sítios os contentores do lixo estão sempre vazios do seu conteúdo que alguém ou algum fenómeno natural resolveu virar nos cinquenta metros à volta. Um que outro peixe morto, rejeitado (por lei) pelos pescadores por ali circula. De morto já não passa, porque usar anzóis que não matem deve ser caro.
Depois de banho e demais prendas visionámos um velho cartaz a avisar sobre umas tais de cianobactérias. O cartaz era antigo e estava meio rasgado...
Seguimos e fomos tomar um café a Abrantes. Abrantes é como Santarém, feita sobranceira ao Tejo. Lá em cima, num largo que será "a alma" do centro histórico da cidade ribatejana, estava montado um "Matraquilhódromo"! Era o "1º campeonato de matraquilhos do centro histórico de Abrantes". A sério! I rest my case...
Para recuperar, e como último postal destas férias de verão, resolvi apresentar à minha filha a praia da Figueira. Onde chegámos cento e trinta quilómetros e doze rotundas depois. No meio do areal mais bonito de Portugal, lanchámos um fim de tarde como só a Figueira produz.
Hora e meia depois estávamos no El Corte Inglês de Gaia no Regresso Às Aulas e o meu sonho lindo fez "pluff!"...