terça-feira, abril 19, 2005

Bento XVI


Em cima da hora, a eleição do Cardeal Joseph Ratzinger, Bento XVI para papa, vai servir, em 2005 e nos anos que se seguirão para que cada um entre e decida hoje, ou no dia em que tal coisa lhe fôr de alguma forma exigida, porque é católico, porque pertence a um corpo chamado igreja católica apostólica romana.
Bento XVI antes de ser papa, foi "o guardião da integridade do corpo de fé do catolicismo". Talvez por isso alguém lhe tenha dedicado um site chamado "ratzingerfanclub". Mas só os mais distraídos poderão pensar que só eram admitidos fans para João XXIII, ou para o longo hiato João Paulo II. O que é ser católico hoje ?
Questão ainda mais importante, e talvez Bento XVI a traga mais à superfície, é o que é ter uma religião hoje ? Há a fé, há uma história, dita sagrada, há um fio-de-prumo, histórico, civilizacional, moral também para muitos. Há a percepção, a necessidade, a obsessão, o pedido gritado de mais alguma coisa. De tempo, de espírito, de compensação. Mind versus matter. Acabaram os cânticos e o turismo papal. Agora vamos trabalhar. Habemus papan, ok. E ? Posted by Hello

Etiquetas: