sexta-feira, setembro 17, 2010

Whatever Works 2009

Este penúltimo filme de Woody Allen (ao falar dum filme dele o mais correcto é sempre dizer "o penúltimo", e acerta-se...), tem a curiosidade dupla da volta a Nova Iorque e a presença de Larry David.
Para os mais distraídos, Larry David pode não dizer muito, mas Larry David foi o co-autor da série Seinfeld até à 7º entrega/ano, e também produtor executivo. Para além disso, o personagem George Costanza foi inventado por ele baseado nele próprio, Kramer era um antigo vizinho seu, etc., etc.
Portanto, Woody Allen não foi buscar para substituto um qualquer. Para além do mais, Larry David é judeu - como Seinfeld, aliás - pelo que o match foi quase perfeito.
Não deixa de ser uma comédia Woody Allen, daquelas que ele decide ainda fazer de vez em quando para satisfazer as massas e lembrar-nos o génio que ele é, tema aliás que é puxado no filme, outro match com Larry David que, no milieu da comédia e do stand up tinha fama disso mesmo, de "génio", o gajo que podia mandar foder a plateia e esta continuar a rir como se nada.
Bom, o filme funciona portanto porque Woody escreve e Larry representa, o resto é conversa. É o habitual entramado de situações de gente, o piscar de olhos do costume a gajo velho com tipa nova, a solução miraculosa final para que tudo acabe em bem.
Moral da história? "Tudo pode dar certo", o título em português traduz e não traduz "Whatever works". Não é bem "tudo"... Quem trabalha na área da medicina perceberá que, indo pela solução extensa isto é assim: "o que quer que funcione, serve/está certo", pois ainda há situações clínicas que assim se resolvem. Idem as vidas dos vários personagens desta película, que acaba(m) em bem porque, desta vez, na roleta novaiorquina de Woody Allen a dupla seta acertou no "well done" e no "happy ending"...

2 Comments:

Blogger Sr Blas said...

Querido William:
Si no la viste nunca tienes que ver la nueva serie (bueno, se emite en los EEUU desde el año 2000 asi que nueva nueva tampoco es...) de Larry David titulada Curb Your Enthusiasm en la que se interpreta a si mismo porque es de morirse de la risa, tía Felisa. La mejor comedia de la tv de todos los tiempos, aseguro.

http://www.imdb.com/title/tt0264235/

9:27 da tarde  
Blogger William said...

Ya lo se, la cosa es que aqui en Port...

Por cierto, recebiste mi email?

10:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home