sábado, abril 02, 2005

Terri Schiavo 2

Agora que Terri Schiavo morreu, o mais desejável é possivelmente pôr um ponto final nos aspectos circenses que rodearam a sua morte "judicial". Quão melhor teria sido que, quando da colocação da gastrostomia, e já perante a previsibilidade de um diagnóstico de estado vegetativo persistente, tivesse sido estabelecido um plano objectivo de reabilitação com metas mensuráveis de recuperação, as quais, a não ser cumpridas, deveriam ter levado, há pelo menos uns 13 anos, à remoção da gastrostomia e à morte pacífica desta pobre infeliz. Aqui os familiares, parece que dos dois lados, não primaram por uma perspectiva razoável sobre o que esperar da reabilitação (im)possível desta mulher.
Outra coisa, e isto lembra-me outras temáticas, como o abortamento, é dizer que não entristece e não arrepia uma morte que, objectivamente é a sede e à fome. O que implica, como profissional "da coisa", hesitação. Suponho que - espero que os últimos dias de Terri Schiavo tenham acontecido sob alguma sedação.
Finalmente, e também para fazer um pouco de história, o primeiro caso da epidemia americana "righ-to-die" foi o de Karen Ann Quinlan, já nos anos 70, no qual, uma mulher em coma ficou dependente de um ventilador. A família decidiu que o ventilador devia ser desligado, o corpo médico hospitalar recusou-se a fazê-lo, mas uma ordem judicial obrigou à desconexão... com a doente a entrar em respiração expontânea e viver mais 10 anos... com uma gastrostomia. Morreu de uma complicação infecciosa.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger tripeiro said...

"espero que os últimos dias de Terri Schiavo tenham acontecido sob alguma sedação..."

Penso eu de que ela já estaria suficientemente inconsciente...

4:06 da tarde  
Blogger William said...

No caso de Karen Ann Quinlan o tribunal argumentou que, na ausência completa de saber como a doente decidiria na situação em que se encontrava, devia questionar-se a família mais próxima e, por outro lado, indagar de como decidiria a doente se, por suposição ela recuperasse a consciência por completo 15-30' e conseguisse compreender por completo a sua situação presente e as possibilidades de desfecho em jogo. Acontecendo isto com Terri Schiavo, julgo que ela preferiria morrer (à sede/fome) a dormir, algo mais descansado para ela própria e para quem a acompanhou/ava. Fazendo uma analogia simples, porque se fecham os olhos aos recém-falecidos ? Eles já não vêem.

2:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home