terça-feira, março 29, 2005

Cinco Semanas Em Balão e o Racismo do Sr. Verne

Talvez a internet seja o espaço adequado para dar uma resposta à pergunta que eu vou fazer, mas sabiam que o Sr. Júlio Verne era racista ?
Recebi grátis a 1º volume da colecção de livros de J Verne que "O Público" vai fazer. Já tinha decidido não prosseguir esta colecção, até por já ter bastantes volumes de J Verne, e achar a apresentação e a concepção desta colecção bastante pouco pensadas (volumes maçudos, sem aquelas imagens clássicas a pontuar as edições mais antigas...). Ora acontece que adoro ler J Verne. E ao folhear esta 1ª obra, da qual já mal me lembrava, reparo que, ao passar-se literalmente "sobre África", não cessa de fazer comentários aqui e ali sobre a bestialidade das suas gentes, a sua "parecença" com outros primatas (assim vistos ao longe, de um balão...), o seu primitivismo atávico, etc, etc. Claro que é um livro escrito no e para o séc. XIX. Mas quem o publica agora é um jornal do séc. XXI, e para ser lido por jovens, e sem uma explicação correctora a acompanhar. Livros como "Robur, o Conquistador", "20000 Léguas Submarinas" e "Viagem ao Centro da Terra" são clássicos do livro de aventuras. "Miguel Strogoff" é uma epopeia e um livro dos mais apaixonantes que eu já li em toda a minha vida. O "Raio Verde" é uma lindíssima novela de amor. "5 Semanas em Balão " é um livro racista, como se calhar o século em que foi concebido. Mas, meus senhores, será a leitura juvenil ideal, hoje em dia ?

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger tripeiro said...

Esta do racismo fez-me lembrar um "Tintim"... Tintim no Congo, um dos primeiros albuns de Hergé, ainda politicamente incorrecto e estereotipado. Felizmente que "emendou a mão" e passou a retratar os povos indígenas, com autenticidade mas enquadramento histórico e social!

10:47 da tarde  
Blogger tripeiro said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

12:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home