terça-feira, março 22, 2005

Monster 2 e Basic Instinct 2

E agora vamos tentar o mais improvável, que é cruzar estes dois filmes. Senão reparem: o retrato de Aileen esculpido por C Theron é o de um animal, um bicho que vive nos outskirts de uma cidade da Florida, e com cuja cidade interage através da venda de sexo, recebendo em troca comida, bebida, e o direito a sobreviver. Aileen não dita as regras, os limites da sua jaula estão claramente delineados nos passos que a sociedade lhe permite, após a sua criação. A adolescente desenhada por C Ricci é uma criança perdida a crescer, também ela à procura de alimento, da vida sabe nada ou pouco, a sua fraqueza de carácter revela-se em como as coisas lhe vão aparecendo pela frente e ela as aceita e aceita, de desgraça em desgraça, incluindo o homicídio. Se há aqui amor ? Isto são coisas de bichos, reflexos, mediadores a saltar e a explodir em cada frame, com os espasmos de paragem a corresponder a um esgotamento das vesículas de descarga.
Claro que Aileen acaba mal, o seu telefonema sacrificial sendo talvez o único rasgo de "humanidade" que o filme lhe permite. Amor ? E não é ser amado uma necessidade básica ?
Curiosamente "Monster" não se refere à figura protagonista, mas sim a uma roda gigante de uma feira popular, metáfora de Aileen para a tal "outra vida" que ela por momentos pondera em como adquirir, a wheel of fortune that for her only has one way: down.
Agora vamos ao "Basic Instinct". Well, they're animals after all, aren't they ? And it's animals stuff ! E a Stone mais que nada é isso: um dos mais sofisticados bichos que já apareceram nas telas do cinema.

Etiquetas: