segunda-feira, março 21, 2005

Insónias e Instintos

Não, não é a insónia que me persegue e tira horas de sono, é a sensação de todo um mundo a desmoronar-se e a ausência de uma alternativa credível.
Adiante: por isso lá vi o "Basic Instinct" pela enésima vez. Por razões de todos conhecidas é um filme que em têvê cumpre sempre a sua função: assegurar um share mínimo e contínuo, com a malta à espera do interrogatório do cruza-descruza-cruza-a-perna, e muito hipersexo por ali a acontecer.
A Sharon Stone domina amplamente o filme, leva-o às costas (whatever) do princípio ao fim, ultrapassando algumas propostas fílmicas mais soezes, mais bacocas ou menos conseguidas do amigo Verhoeven. Dizem ser este filme um "remake"/"remix" do "The Jagged Edge" (argumento de Joe Esterhaz) e de um anterior filme holandês do realizador ("O 4º Homem"). Não conheço, não sei, cheguei tarde demais. O filme tem imensos defeitos mas tem, para além da Stone (making movie history), uma banda sonora mt ok, um cheiro a Hitchcock mt aceitável (ou a Brian de Palma ?), e... Michael Douglas.
Neste filme este nosso amigo está particularmente desagradável. E espero que seja de propósito. Um home adicto sofre aqui a maior das adicções, e não se lhe pode discutir o gosto ! "The fuck of the century" ! Exagerados... Por isso estamos a falar do instinto da base da pirâmide, a cola que faz um polícia ficar "alectuado" com uma mulher que ele sabe guardar um picador de gelo debaixo da cama, just in case (o tal fim fraquinho do filme ...).
Não havia melhor actor para demonstrar esta tese, mas o arrepio provocado não deixa de se misturar com alguma náusea e...

Etiquetas: