sábado, abril 30, 2005

Robots


Bom, back from hollidays ! E vejam só, ficando em Bragança 2 dias de interregno, lá fomos ver um filme para criancinhas, pois estava a chuviscar, etc., etc., no novo Forum centro comercial - Eta Bragança tá mudando, né ? - três salinhas da Castello Lopes. Bom, adiante. Filme ? "Robots", realizado por Chris Wedge e Carlos Saldanha (brasileiro...) para a Fox Animation.
Talvez o filme tenha sofrido com a posterior assalto dos gloriosos dias de férias ao sol no campo, com 5 cães, 4 gatos, 6 burras, 7 galinhas e espaço, espaço, espaço ! Não há filme que fique na memória de uma criança quando logo a seguir leva com uma lavagem-ao-cérebro campestre deste calibre. Mas, o facto é que a minha filha nem por um instante se lembrou nestes seis dias de que houve um filme, e de que ela o viu. Talvez porque efectivamente ele não tenha uma história para lembrar, antes quadros sobre quadros, episódios sobre episódios, quase sem ligação. Espreme-se e - suspiro - o que foi que aconteceu ? O sonho de quem ? O mau o que queria ? Então é para esquecer este filme que sucede ao anterior êxito desta dupla, "The Ice Age"/"A Idade do Gelo" ?
"A Idade do Gelo" tinha uma história muito gira, enternecedora até, com a qual era fácil empatizar, crianças e adultos. A animação era boa (a dobragem para português mais ou menos), mas não excepcional (Pixar-standards). Talvez se tenham esquecido de avisar a Fox que o que funcionou foi a história, não o desenho. Vejam o "Shrek", com uma animação apenas razoável, bem melhorada para o "Shrek II" e porém... it's the story, dummy !
Agora a animação de "Robots" é efectivamente qualquer coisa... que merece ser vista ! Embora facilite nos bad guys, tudo o resto crepita de originalidade e luxo visual, mas/e funciona ! Resumindo portanto, é um filme melhor para adultos que para crianças, desde que se vá visionar com olho clínico, à procura de uma animação de outra galáxia (out-of-Pixar standards...) e aqui e ali, de algumas boas piadas, que a maior parte das crianças aliás não entende. Vejam por ex. no início como se faz um bebé... robôt !
 Posted by Hello

Etiquetas: ,