segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Santo Inácio

Inácio era e é o nome de umas carreiras que ligam Ovar ao Furadouro.
O santo Inácio deu o nome a uma quinta - pequena, discreta - que os Vanzeller da quinta da Aveleda possuem ali em Gaia. E nela cresceu um zoo.
Não gosto muito de zoos. Mas começarei pelo restaurante da quinta de santo Inácio (não confundir com o self-service). Come-se bem, não é caro, e a entrada depois no zoo é grátis.
O zoo... tem como principais atracções alguns felinos, e muitos macacos. As condições de estância destes são razoáveis: no geral precisavam de jaulas mais altas, sobretudo os mais expansivos, como por ex os macacos-aranha. Os felinos se também tivessem um pouco mais de espaço não se perdia nada... Pior está um mabeco. Estes cães vivem na savana em matilhas que podem ser grandes e atingir áreas de território até 2000 km 2 (cito) - pouco menos que a área do distrito de Aveiro... ter um mabeco sózinho num espaço de dez por doze metros, não está correcto. Ele não pára ! E paredes meias com os linces, o que cria conflitos territoriais que só o arame adia eternamente...
Dizer o quanto os macacos parecem humanos seria um pleonasmo. O lémures também eram giros, e os cães-da-pradaria idem. A colecção de tucanos e calaus impressionante.
A estufa fechada com aves "à solta" talvez o melhor espaço de todo o conjunto.
A área de merendas é grande, o parque no geral impressiona, está bem desenhado. A minha filha adorou, claro.
E a casa-mãe é uma senhora residência (visitável). Há uma pequena loja de produtos ligados ao douro e ao zoo, onde por ex. se pode comprar Charamba mais barato...

Etiquetas: