sábado, setembro 01, 2012

OQFAF - Alqueva.

O Alqueva. Não é uma miragem. O maior lago artificial europeu combina um excelente clima com a superlativa paisagem circundante. E Monsaraz, e Mourão, e Juromenha...
Fomos almoçar ao Ameeira Marina, fazia calor. Esta é a marina mais marina do Alqueva. E este o restaurante. As plumas eram discretas, muito salgadas, mas o bife de atum com funcho estava bom e o vinho a copo foi correcta e respeitosamente apresentado, ao contrário do que aconteceu dias depois no Antão em Évora. Há quem compreenda que conduzir com uma filha ao lado implica ser responsável mas não exclui apreciar-se um bom vinho... O mousse de vinagre mereceu documentação fotográfica pelo aspecto mas e soube bem.
A companhia feminina pediu dispensa do passeio de barco e seguimos para Espanha, onde se encontra a única praia fluvial decente em todo o Alqueva, dizem. Demorou um pedaço a lá chegar, metendo um bocado de terra batida. A praia de Cheles é como o restante Alqueva espanhol, de trazer-por-casa, nada do espectáculo português. Calha que existe, está lá, funciona, é agradável. Sem vigilância, o wc na cafetaria. Pena a mania que os espanhóis do sul têm de cantar quando bebem.

Mágico foi o por-do-sol na ponte entre Mourão e Monsaraz, voltávamos, e uns pedregulhos mágicos e polidos que por ali saiam das águas, à direita, à esquerda. Fiquei com pena de não subir a Mourão, tão escuro visto da estrada.