sábado, setembro 01, 2012

OQFAF - Évora.

O que tem Évora que a individualiza das restantes cidades deste santo país é a discreta mas apreciável grandeza e harmonia da sua paisagem urbana, visível ao longe rodeando as torres da Sé. Évora desenha-se circular e centrípeta à volta de uma colina onde os principais edifícios estão, o Templo de Diana, a Sé, os Loios, o Museu. Não há aqui um rio nem as povoações alentejanas de planície os procuram.
Suponho que qualquer terra portuguesa procura ter muitas rotundas porque algum vereador visitou Évora. Mas as de Évora ficam-lhe bem, até porque rodeiam uma muralha seiscentista. E em Évora é fácil estacionar, é só procurar a feira, se nas ruas próximas não se arranjar uma sombra. Ali atrás está a ermida de São Brás, entra-se na cidade intra-muros, à esquerda o parque onde fica a Galeria das Damas, restos de um paço real quando Évora era a segunda cidade do reino. Uma ligeira inclinação, as traseiras de São Francisco, um curvar para a esquerda, espreitando à direita uma das igrejas mais bonitas do país - a do Convento da Graça. Pelo que sei os militares arruinaram-na, pelo que resta quase só a frontaria. Como recompensa o convento é a actual messe dos oficiais, visitas não há .
E chegamos ao Giraldo. Ainda o conheci - há quinze anos -  com o passeio central livre de esplanadas e sobejado de alentejanos - homens - bem dispostos, conversando, alguns com cajado, todos com chapéu, tomando posse de Évora. Já a perderam.
Felizmente os turistas só frequentam meia dúzia de ruas  mais - as dos restaurantes, as do artesanato, e a já referida zona onde estão os principais monumentos. Virando aqui ou ali o branco e ocre deixa de se fazer acompanhar por espanhóis ou italianos ou ingleses e ganha a claridade antiga. Aqui ou ali uma janela, um muro, uma chaminé, um remate, um pormenor, o conjunto. E felizmente isto não é Óbidos, não há chocolate ou ginjinha à nossa espera. E há as Portas de Moura mais seu chafariz quinhentista. Jantei na esplanada do Giraldo umas migas médias e almocei no Antão algo que eu não lembrar-me - idem o vinho a copo servido - quererá dizer alguma coisa. Não tinha orçamento para o Fialho...
Évora não tem um Centro Comercial nem tem uma Pizza Hut. O McDonalds fica convenientemente na circular exterior e no nosso caminho para a herdade - how convenient...
Sim, Évora vale bem mais do que uma missa. Muito mais.