segunda-feira, julho 16, 2012

Vieira da Silva na Fundação EDP.

Fui à inauguração da exposição de Vieira da Silva na Fundação EDP, ali ao lado da Casa da Música. Foi um evento etnográfico, onde a mistura do canapé com a anorexia mal disfarçada e o riquismo atrapalhava um pouco para o bastante. Aproveitei e passei cartão a toda a gente visto ninguém me conhecer e todos quererem saber quem eu era. Eu era - como eles - aquele gajo que, subscrevendo a EDP comercial, tinha aderido ao programa EDP 5 sentidos o que permitia que duas vezes por ano tivesse o forno arranjado de graça. Esqueçamos a metáfora sexual fácil.
Esta exposição não é uma exposição qualquer: resulta de empréstimos de coleccionadores privados, logo estes quadros não estão muito vistos nem o voltarão a ser - o catálogo a quinze euros parece-me um bom investimento. Mas bom mesmo é vir ver. As pinturas são lindíssimas bem como a antecâmara a fazer a história - para os mais distraídos - de Maria Helena Vieira da Silva. As fotografias que infelizmente não têm direito a catálogo. Vieira da Silva lembra ora Almada ora Kahlo, tendo sempre uma presença poderosíssima, mais até do que Arpad.
Uma exposição a não perder.