domingo, fevereiro 20, 2011

Comparando quadros - uma reflexão nascida em Lisboa visitando o MNAA.

Portugal vive de mitos fundadores. Os Painéis de São Vicente, pintados por Nuno Gonçalves na 2ª metade do séc. XV, é um deles. Retirando esta ganga mitológica, que é só nossa, não deixa este conjunto de painéis de ser a galeria de retratos mais impressionante da pintura europeia do século XV.
No quadro “A Descida do Túmulo” de Cristóvão Figueiredo, pintado uns quarenta anos depois, o duplo retrato das duas figuras masculinas à direita, os possíveis doadores, foi considerado herdeiro directo de Nuno Gonçalves. Na qualidade sim, aceito. Não no estilo, desenho, objectivos. Um quadro é um todo completo e único, as suas partes dialogando entre si e com o espectador. Nos Painéis de Nuno Gonçalves 58 figuras concordam entre si na imagem que querem deixar para a posteridade: uma imagem de solenidade e sério querer, de uma nação nova e que se afirma, aquém e além mar. Lembremos terem sido estas tábuas possível encomenda de D.Afonso V, o Africano, guerreiro na Península e no Magrebe, príncipe do seu tempo, antecessor directo de D.João II, aquele que viria a ser o “Príncipe Perfeito”. O quadro de Cristóvão Figueiredo acontece no auge do reinado de D.Manuel I. Portugal não está a crescer, já chegou ao topo de um mundo que se alarga ano a ano. Novas ideias, novas sensações, novos extremos. Portugal é como uma nova Itália, explode em todos os sentidos. Este quadro apresenta um triângulo de sensações, a morte do Cristo, o choro desesperado e convulsivo das mulheres e do discípulo, a serenidade atenta e preocupada dos dois observadores. Aqui, quarenta anos depois de Nuno Gonçalves, toda uma paleta de emoções nos é oferecida numa só pintura, numa só vinheta. Portanto, pode-se dizer que o quadro de Cristóvão Figueiredo, sendo tecnicamente também de grande qualidade, é emocionalmente muito mais rico do que os Painéis de Nuno Gonçalves. Como viajava depressa Portugal naqueles tempos!



Para além dos Painéis pouca mais obra se atribui a Nuno Gonçalves. Desta, o quadro mais interessante talvez seja o “S.Vicente atado à coluna”, também apresentado na exposição dos “Primitivos Portugueses”. Este quadro é o primeiro nu – e masculino – da pintura portuguesa. Técnicamente é supino, é perfeito. O mártir espera serenamente a sua hora, apenas denotando uma pequena súplica, uma réstea de sofrimento, porque nos olha.



O “Martírio de S.Sebastião”, de Gregório Lopes, é outro mundo, com sessenta anos de distância. Trata-se de um quadro pintado para a charola de Tomar, com uma inusitada forma horizontal e onde algumas soluções que forçam a perspectiva respondem à localização original do quadro. Técnicamente também Gregório Lopes não fez melhor. Agora reparem: S. Sebastião procura o martírio, vive dele, levanta o braço direito para que o ferimento seja mais eficaz. O seu olhar descido desce sobre si próprio. E o joelho direito avança como se num passo de dança cortesã, em pose. S. Sebastião não olha para nós nem para os agressores, actores quase neutros, quase contratados. S. Sebastião existe em si e para si. E o seu corpo existe para ser ferido, sendo nós apenas interessadas testemunhas. Eu sei que S.Sebastião não é S.Vicente mas... curiosa pintura…


1 Comments:

Blogger Clemente Baeta said...

Bom dia DêDêTê

Vejo que o tema dos Painéis não lhe é estranho. Neste sentido dou-lhe conhecimento da publicação do nosso livro "Os Painéis em Memória do Infante D. Pedro" que se encontra disponível em www.bubok.pt (pesquisar por “painéis”).

Defendemos nesta obra que os Painéis de S. Vicente de Fora foram executados em memória do infante D. Pedro, cuja imagem tinha sido denegrida pelos seus opositores logo a seguir à subida ao poder de D. Afonso V. Reflecte também o perdão mais tarde concedido por este rei aos partidários e familiares do antigo regente de Portugal falecido na batalha de Alfarrobeira

O facto de termos identificado uma série de indícios e pistas relacionados o Infante D. Pedro levou-nos a esta conclusão. Vejamos alguns:

•O “judeu” onde visualizamos um doutor em leis, beneditino, oriundo da Borgonha que só pode ser Jean Juffroy embaixador enviado pela duquesa D. Isabel com a missão, entre outras, de protestar contra o enterro vergonhoso dado ao corpo de D. Pedro, após o seu falecimento na batalha de Alfarrobeira. Chama-se a ainda atenção para o pormenor do indicador direito daquela personagem estar a apontar precisamente para o seu nome (em latim) no livro “ilegível”. A presença desta figura prova que os Painéis são uma evocação de D. Pedro, não havendo outra justificação para esta personagem estar ali.

•O caixão e o peregrino formam um conjunto cuja leitura nos conduziu também ao Infante: um caixão aberto a significar que apesar dos sucessivos enterros dos seus restos mortais, todos estes foram em vão; um peregrino idoso a simbolizar os anos e as viagens feitos pelos ossos de D. Pedro.

•A decifração no livro aberto do painel do Infante de uma pergunta “quem é o pai?” e a respectiva resposta “o pai…está à direita”, isto é, está a dar indicações ao observador da pintura onde se encontra o pai da rainha D. Isabel (a jovem), que localizamos na personagem com um joelho no chão do painel do Arcebispo.

•Uma proposta, praticamente inédita, para a figura santificada baseada nas cenas e interações que vemos nos painéis centrais

•E outros mais onde se incluem identificações para os seus familiares e apoiantes mais próximos.

A publicação deste trabalho visa contribuir e abrir novas pistas de investigação, de modo a se poder descortinar um pouco mais o mistério que envolve os Painéis de S. Vicente de Fora.

Cumprimentos

Clemente
(www.clemente-baeta.blogspot.com)

11:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home