sábado, julho 05, 2008

Mónica e o Ensino

Maria Filomena Mónica dedicou-se hoje (ou melhor ontem...) aos exames nacionais de português de 2008. Não gostou,obviamente, e por razões discutíveis elas, não o não gostar que me parece merecerá a quase unanimidade. Porém a parte mais divertida do seu texto é esta magnífica boutade (sobre o exame do 9º ano): "Seguia-se um texto de José Saramago sobre o sorriso. Não vou falar do suposto mérito literário do “nosso” Nobel, mas desejo reiterar que me parece absurdo fomentar a leitura com base em autores contemporâneos. Nem estes são de leitura acessível nem, mais importante, sabemos se têm mérito: um grande escritor é-o quando resistiu à erosão do tempo. Na segunda metade do século XIX, a elite nacional decidiu que o maior poeta português era Tomás Ribeiro, o qual, em 1862, publicara um poema intitulado "D. Jaime". O mais conceituado crítico da época, António Feliciano de Castilho, teve o desplante de considerar a obra como mais importante para o estudo da língua portuguesa do que "Os Lusíadas", o que não suscitou arrepios. Mas alguém é hoje capaz de ler, sem se rir, as linhas com que abre o "D. Jaime": “Meu Portugal, meu berço de inocente,/ lisa estrada que andei débil infante, variado jardim do adolescente,/ meu laranjal em flor sempre odorante/…”? Quem me garante que José Saramago não é o Tomás Ribeiro do século XX?"
Ora sucede que eu já morei numa rua Tomás Ribeiro, e asim mais ilustrado fiquei sobre a mesma.
Por outro lado, voltando aos exames, o mais importante é que os textos escolhidos vão pelo caminho do aborrecimento e do mínimo múltiplo comum, para variar com maus resultados. Nem um texto que entusiasme, que desafie, que leve aquele bom aluno que ocasionalmente ainda há -bom no sentido de diferente, original, insatisfeito, sem medo - a pegar no exame pelos cornos e escrever alguma coisa melhor do que o propriamente dito. Ou sequer tentar.

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Blogger Sr Blas said...

Jejeje...no soy experto en literatura portuguesa ni en literatura de nada, pero alguno de los libros de Saramago estan entre mis favoritos de siempre, ya lo eran antes de venirme a vivir aqui. Si es que le teneis una mania al pobre hombre que vaya por dios.

11:29 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home