quarta-feira, abril 25, 2007

O 25 de Abril e António de Oliveira Salazar


25 de Abril. E a cabeça dos portugueses ainda a pensar em quem cá mandou no século passado muito, demasiado tempo. Salazar deixou o poder há 39 anos. A maior parte dos portugueses de hoje não conheceu Salazar. Um ditador brando que não precisou de ser mais porque o país não lho pediu.
Possível salvador das finanças de um país pobre ao instituir aquilo que os historiadores chamaram a “ditadura financeira”, arruinou o país que se seguiu com uma visão retrógrada das opções para o progresso que se pedia, com a agravante do início da guerra colonial ter criado um sorvedouro de dinheiro e de jovens, com um forte ónus diplomático internacional. Salazar teve, infelizmente, o seu tempo, que se arrastou neste país bem mais do que o devido. Os portugueses esquecem que o país, nos anos 60, vivia encravado entre o analfabetismo, a guerra e a emigração maciça. Portugal perdeu mais de 1 milhão de residentes na década de 60, para a França, a Alemanha, o Luxemburgo, etc. Não partiram em lanchas mas sim ao salto pelos montes da fronteira. Lunaticamente o país continuava a chamar colonos para o Zambeze, em Moçambique, e construiu a refinaria de Sines para o petróleo de Angola que pouco depois deixou de ser seu.

Salazar sucedeu a 30 anos de instabilidade governativa Republicana, que tinha começado com o regicídio do Rei D.Carlos e seu filho primogénito. Instabilidade governativa com greves, atentados, motins, revoluções, um pouco como em outros países europeus, no período da viragem do século e no período entre-guerras. Instabilidade que doeu mais a um país que era pobre, atrasado, sem carvão, sem ferro, e sem capital para fazer render as suas colónias. Está por fazer uma boa história sobre a 1ª Republica, por ex. E está por fazer o enterro adequado de um homem que nem foi grande, nem foi bom, nem na prática foi nada de jeito, chamado António Oliveira Salazar.
Dizem que foi honesto. Na "sua" Constituição aprovada em 1933, as abstenções contaram como votos a favor.

Etiquetas: