domingo, maio 14, 2006

"Ses jours ne sont plus en danger"



Em Antuérpia um rapaz de 18 anos compra uma carabina e mata dois africanos, uma mulher e uma criança de 2 anos, depois de ter ferido gravemente uma mulher belga de origem turca. Tratava-se de um skinhead pertencente a uma família de extrema direita por sua vez aderente com proeminência ao Vlans Block, partido de extrema-direita flamengo.

A expressão acima li-a a propósito da mulher ferida, e a sua frequência nos sites de notícias belgas de língua francesa será uma idiosincrasia local, já que é uma expressão perfeitamente compreensível, mas não usual em França, pelo que eu sei.

Portanto, a Bélgica existe. E para nos fazer pensar, e urgentemente. O Vlans Block capta 25% do eleitorado flamengo. Porquê? Todos os restantes partidos belgas criaram já há anos um "cordão sanitário" de defesa da democracia pelo qual o VB é impedido de entrar em coligações municipais, jogos parlamentares, etc.

25% dos flamengos são maus? Possuem carabina? Odeiam tanto os estrangeiros que os preferiam mortos?

Os nossos cabeças-rapadas, com o proverbial sentido de humor português têm umas t-shirts onde se escreve "A coisa está preta!". Ontem exibiram-nas numa mini-manifestação em Vila de Rei, tipo excursão ao campo, e terminaram a comer uns pregos no café local. As carabinas ficaram em casa. Por agora.

Etiquetas: ,