terça-feira, maio 09, 2006

Do Iberismo 2

E então o iberismo?
O meu iberismo é muito diferente do do Sr. Ministro.
Toda esta fantástica Península Ibérica me interessa. Assim ela se deixe querer. O iberismo que devemos procurar é o das gentes, o das muitas e bonitas línguas, o das culturas, único mosaico multicolor. E onde temos a sorte de as diferenças não serem contrastantes mas sim complementares, pouco mais do que agradáveis nuances...

Politicamente não posso decidir pelos outros. Claro que Lisboa deve dialogar muito com Madrid, mas não subalternamente. E como se consegue de igual para igual? Se dialogarmos também com Barcelona, Valencia, Sevilla, Valladolid, Mérida, Vitoria-Gasteiz, etc., etc., contribuindo subtilmente para realçar esta realidade multicêntrica ibérica, económica também, por muito que doa a Madrid. Assim seremos iguais. Os "iberos" todos. Na grande casa europeia.
Tomemos um exemplo: o dos comboios. O TGV Porto-Coruña interessa a Portugal e... à Galiza. O TGV Lisboa-Huelva interessará a Portugal e à Andaluzia... O TGV Aveiro-Salamanca interessará a Portugal... e a Castilla-León... ou Portugal devia ajudar na construção do corredor de comunicações Transcantábrico (AE mais ferrovia), de forma à passagem por Madrid ser menos "obrigatória"...

O Sr. Ministro foi a Santiago de Compostela falar do Iberismo à antiga, Madrid-cêntrico, como se Portugal não lhe chegasse, deixando os nossos amigos galegos confusos. Fartos de Madrid estão os galegos. Eu acho é que Portugal lhe sobra, é demasiada aventura para a sua mochila Panama Jack. Tenho sempre pena ao ver a ignorância em postos de chefia.

Etiquetas: ,