Felice Nazzaro 1881-1940
Felice Nazzaro foi a primeira grande estrela das corridas de automóveis: aos 26 anos, ao volante de carros FIAT, venceu em 1907 as três provas mais importantes do ano, o Targa Florio em Itália, o KaisersPreis na Alemanha e o Grand Prix em França. Cada corrida era sob regras diferentes, com limitações diferentes, durações diferentes, características diferentes, etc. Nazzaro ganhou-as todas porque, mecânico antes de ser piloto, sabia que era preciso ter calma, deixar estourar os outros e depois ganhar. Ganhou fama de sortudo (isto é, nunca teve grandes acidentes) e perguntavam nas corridas sempre "dove Nazzaro?" - mais tarde ou mais cedo o primeiro lugar seria dele, era essa a impressão geral. Interrompida a carreira por uma Guerra Mundial, paragens na produção FIAT e uma aventura chamada "Nazzaro & C.", voltou a ganhar o Grand Prix francês em 1922, quinze anos depois da primeira vitória, ao fim de mais de seis horas de condução e a mais de 100 km/h de velocidade média, outra vez num FIAT. Morreu um sobrinho seu na mesma corrida por despiste, com um carro igual ao seu
. A esposa morreu meses depois num acidente de viação. Parou de correr em 1925, ficando ligado à FIAT. O seu sucessor na FIAT, Pietro Bordino, morreu em 1928 na pista de Alexandria (Itália), quando se atravessou um cão à sua frente.
Porque falo de Felice Nazzaro? Porque na minha fúria de listas dos últimos tempos o primeiro, o mais velho dos vinte maiores corredores de Fórmula Um/Grand Prix Racing de todos os tempos é/foi Felice Nazzaro.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home