quarta-feira, março 27, 2013

Óscar Lopes (1917-2013)

É mesmo assim, Portugal está quase a ficar sem génios, lá foi mais um... O professor Óscar Lopes não foi apenas o autor (em conjunto com António José Saraiva) da História da Literatura Portuguesa. Mas que fosse apenas isso e o seu lugar definitivo no panteão das letras já estaria assegurado.

Há uns dez, quinze anos, estava eu a fazer uma triagem homens com o  Luis e apareceu lá o professor Óscar Lopes. Pequenino, trazido numa cadeira de rodas por comodidade, vinha à triagem resolver uma pequena contrariedade médica depois de ter sido observado numa subespecialidade qualquer, Oftalmologia ou ORL. Eu e o Luis ficámos quase em midríase fixa ao encontrarmos à nossa frente tamanho monstro das letras. E quase andámos à bulha para decidir quem o via, quem tinha o prazer de falar com ele. Mais lesto e menos complicativo, o Luis (Pais) deu-lhe alta e riu-se depois na minha cara, eu não lhe levei a mal, havia medicação antiga que pingava sobre o professor Óscar Lopes e que estava a fazer-me espécie, suponho que o Luis o quis defender de mim, morreu o professor no início da semana aos 96 anos, o Luis teria razão, ainda bem que não pude mexer.
O Professor Óscar Lopes? Sim conheci-o pessoalmente...