domingo, março 25, 2012

A difícil viagem a Vermoim ou A confusão de uma Rima.

Ontem consegui aparecer no fim da apresentação pública de um livro de um escritor meu amigo, o Nelson Ferraz. Teria aparecido antes porém, um velho cano do meu velho novo apartamento resolveu ceder, e em doses rapidamente progressivas, um pouco da sua água à comunidade de vizinhos, pelo que providências foram necessárias. Com 45 minutos de atraso e sem água em casa, parti para a Maia. Junto do estádio, para quem conhece a Maia, é uma expressão nebulosa. Para quem só lá viveu um ano e há dezasseis, ainda mais. Mas um homem é um homem, e se for preciso ir à antiga junta de freguesia de Vermoim para saber onde é a nova, vamos. E fomos. Quando cheguei ao local da apresentação, a NOVA Junta de Freguesia de Vermoim - Maia, as pessoas já iam embora. Entrei, subi, cumprimentei efusivamente, consegui uma dedicatória que, eu sei, foi mesmo só para mim.

Estou a escrever isto e há trinta e seis horas que não tomo um banho. Por memos já entrei em delírio. Eu pensava que o livro do Nelson chamava-se “Não Me Apanhas”. Mas não, chama-se “Não Me Ganhas.”. Neste engano passei eu trinta minutos à procura do livro errado no labirinto maiato. Nelson, desculpa.Eu, porém, acho que são expressões paralelas e que algo dizem de cada um de nós, do Nelson e de mim. Claro que o título que o Nelson escolheu é melhor.
“Não Me Ganhas” é a expressão da sua mais altiva resistência contra estes tempos que correm, os do país, os do mundo, e os seus. A verdade é que ele nem precisa resistir, ele nem precisa dar-se ao trabalho. O Nelson é uma pessoa excepcional e um escritor dotado. Ninguém lhe ganha, portanto. E ele assim o afirma, com o seu estar eternamente juvenil, eternamente criança, eternamente vivo. E as verdades precisam de sair cá para fora, pelo que o nome do livro não é uma teimosia porque não precisa de o ser. O Nelson pisca-nos o olho, conta uma anedota e diz: "não me ganhas, pá!"
E eu? Porque sonhei eu com este nome para o livro do meu amigo Nelson? Esta expressão tem muito para ser dito sobre. Mas tudo se resume a isto: vocês NÃO ME APANHAM! HA!