sábado, junho 18, 2011

David Carson no Espaço Quadra - Matosinhos.

A minha lógica visual - o meu gosto em design criou-se com Neville Brody, nos anos oitenta. Pelos vistos uma década depois apareceu um americano licenciado em Sociologia e meio louco que revolucionou a imagem do surf - e de tudo o resto - com a revista Raygun. Neville Brody sentiu-se ultrapassado e declarou que David Carson representava "the end of print". David Carson replicou: "Ok!"

Na minha lógica de tentar abarcar o que acontece fora do meu curto mundo num sorvo, melhor dizendo, num sorvete, confundi dois textos publicados num suplemento "P2" do jornal Público. O artigo sobre David Carson não era sobre uma sua exposição em Madrid, em Madrid estava exposto um fotógrato, um tal de Lartigue, David Carson está misteriosamente happening em Matosinhos, mais concretamente no Espaço Quadra anexo ao Mercado Municipal de. Fui lá 5ª à tarde, era só eu e mais duas raparigas a ganhar dinheiro com o facto daquilo estar aberto. Elas, eu fui graciosamente. Fotografei clandestinamente tudo o que pude e dei os meus parabéns a uma delas pela agradável coincidência com a exposição em Madrid. Ela olhou para mim como se eu fosse um anormal, o que efectivamente sou.







O mote da exposição é "Don't confuse legibility with communication." Conta-se a história de num nº da Raygun Carson ter achado um texto sobre Brian Ferry tão aborrecido que o passou para wingdings, ver foto anexa. O texto não deixava de aparecer mas na última página num cantinho. Design ruled. Corrijo: design rules, e Carson muito contribuiu e contribui para. É visitar este ignorado espaço em Matosinhos. Até para justificar a existência das duas catraias duas que - presumo - por ali estarão a matar o tempo no Farmville...