domingo, junho 12, 2011

A Ressaca 2009



Não me perguntem como (não, não perguntem...) mas apareceu no meu computador em MP4 o filme “A Ressaca”. Cool, pensei! Assim faço a “ante”visão através de algo que nunca vi de algo que nunca verei: “A Ressaca 2”!


Primeiro: é uma comédia trepidante? Sim, mas só a partir do minuto 21. Antes lança pistas, deixas de texto: três amigos e um sidekick vão fazer uma despedida de solteiro a Las Vegas. Cinco minutos depois dá-se o flash: três deles acordam numa suite semi-destruida, na companhia de uma galinha e um tigre (vê-se uma miúda sair enquanto eles acordam). Ah, e o noivo desapareceu! E eles não se lembram de nada. Nadinha! A comédia mete polícias sádicos (bem), um bebé (curiosamente bem, sobretudo quando ele bate com a cabeça, esqueçam…), um asiático (mais ou menos…), Mike Tyson (o dono do tigre mas com uma voz que o desmerece, acho eu) e uma stripper (a única gaja simpática do filme, tinha que ser!). A comedia é boa, dá para rir um bom bocado, perde ritmo nos últimos quinze, pois, afinal o gajo até acaba por casar! What happens in Vegas, stays in Vegas, e o filme cumpre.
Pergunto-me porque este filme fez mais dinheiro do que o “Borat”, com o qual ri-me MUITO mais, e a resposta não anda longe do facto de que eu gostaria de ter “participado” naquele filme, eu e as dezenas de milhões de gajos que o viram. Com o “Borat” não há identificação possível. Sim, aquela noite em claro é um sonho de "gajo" perfeito, com todas as peças a encaixarem solidamente. Ah, já vos disse que o filme acaba em bem? Quem diria!
Quando no fim aparece uma câmara fotográfica com umas snapshots da noite em branco, o filme não resiste e "revela-se" enquanto despeja a ficha técnica, despejando uma vintena de instantâneos de “loucura”, “loucura” igual à de milhões de outras fotografias que circulam na net, desde que o mundo é mundo, isto é, há uns dez-quinze anos. O filme vulgariza-se aqui, afinal a tal noite foi "apenas aquilo". O fim com as fotografias equivale a um Disney para adultos, o que efectivamente é. E traz o filme ainda mais para perto da audiência.
Dispenso a sequel, mas gramei ver a prequel, mais uma dúzia de boas piadas. Por ex. aquela em que a cabeça do bebé bate com, esqueçam... A stripper era bem gira…

P.S.: a instituição "casamento", por outro lado, não sai bem parada... se calhar outra razão para a popularidade do... do filme!