terça-feira, março 08, 2011

Blue Valentine 2010

Quem é este realizador? E - aqui, sim, defeito meu - estes actores? "Blue Valentine" aterrou à minha frente caído do nada e, aproveitando-se da minha presente fraqueza, induziu-me ao seu visionamento. Fooled me right? I should have known better...
O que é a história de "Blue Valentine"? O título curiosamente diz tudo, embora às vezes não pareça. Nestes dias de hoje onde tanto pretendemos dissecar e decidir friamente as nossas relações, em paralelo o dia de S.Valentim, para mim um heterónimo auditivo do Charlie Brown, cresceu, cresceu, cresceu até se transformar num monstro publicitário das bolachas. "Blue Valentine" é uma história de amor gone bad. Eis o nosso filme. Sendo que o amor aqui transmuta-se em casamento, há uma filha, muita hand held camera, ecos de Cassavetes, flashbacks, fogo de artifício, um motel do-outro-mundo. Yes, folks, há o pão QUENTE do romance inicial e PÃO DURO do casamento azedo meia dúzia de anos depois, corta-se em fatias e mistura-se para dar cento e vinte minutos: pão quente, pão duro, pão quente, pão duro, pão quente...
Agora a sério, este é um filme interessado e interessante. Que não teoriza, não demonstra, não hiperboliza, não desmonta. Faz-se filme a sério quando Dean pede a quem o vai abandonar que se lembre: "(...) for better and for worse, remember? This is my worse, this is my worse, but I'll get better, I'll get better! Just tell me how...". Estas palavras resumem o filme, foram as que ficaram. Tradition isn't, etc. Afinal, em que ficamos?
PS.: gostei do filme. Até porque sabe acabar bem, coisa que particularmente aprecio. O resto é romance... cada um toma a dose que quiser.


BLUE VALENTINE: Movie Trailer. Watch more top selected videos about: Ryan Gosling, Reila Aphrodite