domingo, março 13, 2011

About Somewhere...

O filme de Sofia Coppola não é sobre Hollywood. O filme Somewhere é sobre uma relação entre pai e filha que se constrói, fina, frágil, quebradiça, com doze anos de atraso. E o que é esta filha para este pai? Uma hipótese de redenção, uma possibilidade de um caminho, de reaprender a caminhar, pelas tuas pernas que não as dos outros, e assim termina o filme. Sendo o quê esta filha para este pai? Objectivamente um anjo. A imagem de Elle Fanning - olhem bem para ela- não foi escolhida por acaso. O anjo da redenção. A pureza ainda possível. Que ainda pode dormir na nossa cama, fazer-nos o almoço, dançar patinagem artística para nós e connosco fugir deste mundo, quem sabe, para um mundo melhor? Tomando pequeno almoço no fundo de uma piscina como se no fundo do mar. Dando-nos a mão sem nada pedir em troca a não ser aquilo que é sabido que iremos dar, e dar, e dar... O filme de Sofia Coppola é só isto, e nada mais. O resto é a hipérbole a demonstrar que o nada nada é se não temos um anjo nas nossas vidas. Não que nos guarde mas que nos dê caminho.

Como longa adenda, esta história repete-se por este e aquele mundo fora, olha, em minha casa, por ex. O de que falo é com estes olhos de pai que mantenho que o vejo. Os outros, os de filha, que falem por eles. Ainda acrescento que a relação entre um filho e uma mãe não é espelho simétrico desta. Não tem mesmo aliás nada a ver, como todos nós sabemos. O amor entre pai e filha faz-se no ar e vive de (pouco) sustento. O amor entre mãe e filho faz-se na terra e é carnívoro.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Já ganhei o domingo graças a ti , estimado e apreciado Primo. Muito bem sentida e transmitida a tua sensibilidade de Pai.Obrigada e aproveita o domingo com a tua encantadora Filha Catarina! Beijinhos à querida Mãe da menina!

10:35 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home