The Eternal Sunshine of The Spotless Mind 2004
Não me tremem os joelhos quando ouço falar de Charlie Kaufmann, o autor do argumento deste filme. Mas tremem perante Kate Winslet. E é ela a carregar este irregular e incerto filme durante os seus cento e poucos minutos, deste o "prefácio" até ao sorriso final.
Não sei bem quem é Michel Gondry, nem sei se daqui a alguns anos mais saberei sobre ele. Parece que faz videoclips muito bons. Charlie Kaufmann foi o autor do argumento de "Being John Malkovich", por ex. As suas histórias são enviesadas, surreais, saltam e pulam e torcem a linha de pensamento do pobre espectador até mais não. O americano semi-intelectual adora Kaufmann. Ok, pode ser, mas eu adoro Kate Winslet.
Bom, nesta história tenta-se jogar com várias questões, todas à volta de uma história de amor, protagonistas Winslet e o improvável - mas que se safa - Jim Carrey. The weirdo girl and the nerd guy! Nem mais. Uma história que por necessidades de argumento que não desvendo vamos acompanhar do fim para o princípio.
Questão 1: esquecer vale a pena? E se pudéssemos apagar literalmente a memória de uma má história da nossa vida?
Uma interessante secundária, a Maria Antonieta de Sofia Coppola, Kirsten Dunst, responde lá para o fim do filme.
Questão 2: how can a nerd and a weirdo survive one another and be in love? A esta pergunta o filme não responde, mas Kate Winslet e Jim Carrey tentam e voltam a tentar. Quantas vezes? Vejam o fim mesmo do fim. E Beck - how nice, a weirdo guy! - canta "Everyboby has to learn sometime"...
O filme crê-se mais do que o que é. Aliás tem cenas falhadas, umas quantas. É também filme de culto, é assim a coisa. Mas vale a pena ver este filme, e não só por Kate Winslet.
Kate Winslet fez um grande papel em "O Leitor", embora eu ache que é um grande papel "falhado". Aqui não. Com ela nada falha, como diz um amigo meu, "é tudo sobre rodinhas"!
O título em português é tão negligenciável que nem o cito.
2 Comments:
Querido William, para mi esta película es la mejor de lo que llevamos de siglo. Me encanta!
Como mis tiempos ahora estan un poco distintos, con Cata en "colónia de férias", lo pude ver dos veces, y entró. Al final me gustó bastante.
Enviar um comentário
<< Home