segunda-feira, agosto 09, 2010

The Eternal Sunshine of The Spotless Mind 2004

Não me tremem os joelhos quando ouço falar de Charlie Kaufmann, o autor do argumento deste filme. Mas tremem perante Kate Winslet. E é ela a carregar este irregular e incerto filme durante os seus cento e poucos minutos, deste o "prefácio" até ao sorriso final.
Não sei bem quem é Michel Gondry, nem sei se daqui a alguns anos mais saberei sobre ele. Parece que faz videoclips muito bons. Charlie Kaufmann foi o autor do argumento de "Being John Malkovich", por ex. As suas histórias são enviesadas, surreais, saltam e pulam e torcem a linha de pensamento do pobre espectador até mais não. O americano semi-intelectual adora Kaufmann. Ok, pode ser, mas eu adoro Kate Winslet.
Bom, nesta história tenta-se jogar com várias questões, todas à volta de uma história de amor, protagonistas Winslet e o improvável - mas que se safa - Jim Carrey. The weirdo girl and the nerd guy! Nem mais. Uma história que por necessidades de argumento que não desvendo vamos acompanhar do fim para o princípio.
Questão 1: esquecer vale a pena? E se pudéssemos apagar literalmente a memória de uma má história da nossa vida?
Uma interessante secundária, a Maria Antonieta de Sofia Coppola, Kirsten Dunst, responde lá para o fim do filme.
Questão 2: how can a nerd and a weirdo survive one another and be in love? A esta pergunta o filme não responde, mas Kate Winslet e Jim Carrey tentam e voltam a tentar. Quantas vezes? Vejam o fim mesmo do fim. E Beck - how nice, a weirdo guy! - canta "Everyboby has to learn sometime"...
O filme crê-se mais do que o que é. Aliás tem cenas falhadas, umas quantas. É também filme de culto, é assim a coisa. Mas vale a pena ver este filme, e não só por Kate Winslet.
Kate Winslet fez um grande papel em "O Leitor", embora eu ache que é um grande papel "falhado". Aqui não. Com ela nada falha, como diz um amigo meu, "é tudo sobre rodinhas"!
O título em português é tão negligenciável que nem o cito.

2 Comments:

Blogger Sr Blas said...

Querido William, para mi esta película es la mejor de lo que llevamos de siglo. Me encanta!

7:54 da manhã  
Blogger William said...

Como mis tiempos ahora estan un poco distintos, con Cata en "colónia de férias", lo pude ver dos veces, y entró. Al final me gustó bastante.

10:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home