domingo, agosto 08, 2010

O Turista Acidental 1989

Rever um filme que já se viu uma e outra vez afinal nunca é demais. Há sempre novos ângulos que se refazem na memória que julgávamos completa da película, e que afinal não o é.
Mas o que foi acrescentado nesta re-visão não retira o facto de ser este filme um lindíssimo duelo William Hurt - Geena Davis, com esta a levar a melhor, e por isso o Oscar que ganhou.
Há mais de cinco anos escrevi isto sobre o filme. Busquei então de paso no filme meditações que podem ou não estar lá. Revisto hoje, estando mais velho e mais tudo, creio ser este filme menos temático e expositivo do que o fiz no texto acima, e mais e apenas uma história bem contada, muito bem filmada, sobre duas pessoas que querem... estar bem. É um filme que podia ser um livro. Tem um ténue fio cómico a fornecer o fundo de realidade às sequências. A voz de William Hurt a ler os textos dos seus "livros" - e os próprios textos... Reparo também que muito se vê no filme as longas, longuíssimas pernas de G Davis. I have no problem with that... Kathleen Turner as by-stander é uma infeliz antecipação do próximo futuro da sua carreira, embora o seu papel seja bem defendido.



Mas mas mas, não vamos esquecer o último diálogo entre Turner e Hurt: "you don't need me anymore... we both know that... but I need her."
Eis portanto uma história muito bem contada. Um romance. Não sobre o amor mas sobre "how you are when you're with someone". E Macon só conseguia sorrir com Muriel. E assim termina o filme.
"I need her". Este enunciar não é tão mau como parece. Só com Muriel Macon está contente, bem, estável, em paz. Querem mais, querem que eu prolonge? Não vale a pena. ATT: agora aqui vai a cena final (spoiler spoiler spoiler):



Was it good for you as it was good for me?

1 Comments:

Blogger Sr Blas said...

Una recomendacion cinéfila: In the loop.
http://www.imdb.es/title/tt1226774/

Va todo bien?

11:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home