domingo, agosto 01, 2010

Coffee and Cigarettes

Continuando na minha revisão da obra de Jim Jarmusch. lá tinham que vir as 11 curtas que em conjunto compõem este filme, finalmente saído em 2003.
A preto-e-branco fala-se de café, de cigarros, de nicotina, de Tesla e das suas invenções, curtas estilizadas sem repetição de cenários mas sim de referências, de texto, criando uma cadeia de pensamento, alguma unidade. Se unidade existe está no antagonismo que habitualmente se exprime entre os convivas, cuja união apenas reside no facto de se encontrarem ali, a tomar café e a fumar um cigarro. União que ora se desfaz - em fumo? - ora permanece no xadrez de uma mesa de café que é também imagem repetida do filme. Às vezes partes-te a rir. Outras vezes estranhas. A adesão é fácil.
Sendo uma colecção de who's who, o gostar mais ou menos deste ou daquele personagem ab initio pode condicionar a adesão aos sketches. Gostei particularmente daquele com Jack e Meg White, o com Tom Waits e Iggy Pop, o da Cate Blanchett - sobretudo ao saber a posteriori que ela fazia os dois personagens, e o último, brilhantemente desenhado por Taylor Mead - grande cinema.