sábado, janeiro 17, 2009

Os Passos Em Volta

Por razões várias estacionei estes últimos meses em "Os Passos Em Volta" de Herberto Helder.




"Sou uma pessoa esquisita. Deito-me e ponho-me a fumar e a ouvir discos. Ouço Bach. Gostaria de ter um cravo e tocar. Fumo muito. Faz-me mal. Abro um livro e leio duas ou três páginas. Às vezes trago uma prostituta para casa e tento que ela beba comigo meia garrafa de brandy. Mas não sei conversar, e ela sente-se constrangida, lesada. Então digo qualquer coisa: o teu cabelo, por exemplo. E a rapariga não compreende. Há ocasiões em que as prostitutas imaginam tratar-se de um cumprimento, e sorriem. Sorriso vacilante, que se não sabe se crescerá, apossando-se do rosto todo, da pessoa toda, ou se então será reabsorvido em si mesmo. Estaria porventura no meu poder fazê-lo aumentar até à emoção, à gratidão. Mas fico-me por aí. Acendo mais um cigarro. Ela tenta: o meu cabelo?"

in "Duas Pessoas"


"Alguém pôs-se a cantar na casa ao lado. As pessoas sabem cantar. É admirável. Debaixo da canção, minha mãe recomeçou a bordar. Bordava uma flor imensa em pano cru. Por dentro, eu estava completamente frio. Ou aterrorizado. Sei apenas que sorri para a minha família - dois velhos estúpidos e inocentes - cheio de boa vontade. Minha mãe acreditava muito na sua força materna. Eu sorria, e estava frio, ou angustiado. Então a pêndula deu horas, muitas.
-Voltaste, voltaste.
Que grande aranha, esta mãe velha. As suas patas finas corriam sobre o bordado. Bordaria séculos adiante."

in "Trezentos e Sessenta Graus"

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Nelson Ferraz said...

Falar sobre H.H. é fácil, difícil, redundante. Prefiro "enfrentar" o citador e aquilo que ele representa, a sério: o olhar inquieto, desinerte e comprometedor de um certo "tipo" de indivíduo habitado, por lumes importantes.
Parece que...
de entre as folhas de um outono longe, a brisa aparece, irrequieta e moldada pelo fogo solitário dos navegadores de palavras. Uma brisa que reconforta, nestes tempos de zeros imensos.
Um abraço.

11:20 da tarde  
Blogger William said...

Meu caro amigo...

1:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home