segunda-feira, julho 30, 2007

Manuel Alegre vs Vital Moreira - The Wider Picture

Manuel Alegre não é homem habituado a ter razão. Quando por exemplo escreve sobre o Serviço Nacional de Saúde, ou sobre as Universidades, com frequência engana-se. E porquê? Porque o homem é poeta, e não muito mais, convenhamos. Agora, honra lhe seja feita, o homem tem alguma ética, alguma, e tem alguma memória, alguma. E acha que existem verticais que não devem ser horizontalizadas, referências que não se devem perder. Tais a liberdade de expressão, o princípio da competência, a presunção de inocência, questões e casos que têm andado tremidos/tremidas neste ano da graça de 2007.
Vital Moreira é Professor Universitário. Escreve imenso, em blogs, jornais, etc. O que não faz dele poeta. As opiniões dele, já as conhecemos bem, têm hoje em dia um epicentro rosa-claro com um pequeno vórtice a puxar por Coimbra. Pessoa que sabe tanto, escreve tanto, e opina tão consistentemente, esta pessoa não está preocupada com as coisas que se vão passando neste ano da graça de 2007. Fala de um “imaginário perigo para as liberdades públicas, que a direita inventou”. E atira para cima do vate com a piada do “grito de alma”. Deixem-no lá gritar, que nada mais é do que um romantismo, daí as referências a Antero, António Sérgio, Sottomayor Cardia, anacronismos, é o que é.
Daquelas algumas outras coisas acima mencionadas, memória, ética, este homem deve ter em abundância, a Lusa Atenas como aval e amante agradecida.
Um poeta bisonho vs um Senhor Professor Universitário, e de Direito Constitucional, ao que me consta! Claro, Vital Moreira, como pessoa inteligente que é goes for the wider picture, I suppose… and he sees it cristal clear…
Engana-se quem, vendendo a alma, julga obter eterna vida política.

Etiquetas: ,