quarta-feira, agosto 16, 2006

Um Parque Nacional, para quê?


Parece que arderam milhares de hectares de mata do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Com um valor ecológico/ambiental incalculável.
Ao mesmo tempo dezenas/centenas de pastores que viviam nas redondezas - e porque o incêndio não se remeteu apenas às zonas mais altas e recônditas da serra - ficaram sem onde pastorear.
Ora sim senhor, tudo isto muito bem, agora declaração de "Estado de Calamidade" é que não meus senhores, isso era pedir muito... demasiado, talvez...
Assim como no Líbano os Israelitas nunca declararam oficialmente guerra a ninguém, aqui a declaração de um "Estado de Calamidade", nem que seja numa área de 100 m2, nunca acontecerá pela simples razão que essa mesma declaração sai caro ao Estado: implica agilização de papéis, de apoios e, sobretudo, de dinheiro.
Resultado: o Secretário de Estado apenas acha que não é uma calamidade porque "uma calamidade" é uma coisa que custa caro, enquanto que uma "não calamidade" sai sempre mais barato...
E assim, não sei eu para que tenho um Parque Nacional, e muito menos as pessoas que lá vivem o saberão. Parece que o director do Parque também não sabe.
O único do nosso país - a Espanha só Parques Nacionais tem treze...
Obrigado, Miguel, pela foto. Ainda foste a tempo...

Etiquetas: ,