terça-feira, fevereiro 21, 2012

Nuno Moura.

Alguma da poesia mais interessante do virar do século e depois pertence a Nuno Moura. No ano 2000 fez sair na Mariposa Azual um livrinho de umas trezentas páginas onde, sob o nome de oito pseudónimos dava largas à sua inventiva poética. Nuno Moura não facilita e não encaixa. Nas correntes das escritas de poesia do rectângulo não há bem onde o meter. Assim o leio e espero não enganar-me, pois assim está bem.
Agora transcrevo, desse bendito livro, esquecendo a pseudonomia.




"dentro das pernas cabe um braço
mas a superioridade da língua
baralha tudo


#


Uma mulher vai na parte mais bonita da rua.

O seu gelado passa de boca em boca no passeio contrário
mas pouco dos galos a combusta.

Apetece-lhe chegar a casa e pôr a cabeça sobre os pêlos~
do peito.

Ficava-lhe bem uma barba postiça lá para baixo
mas há muito tempo que não o faz.

Um cigarro antes de dormir.
Um beijo para acordar o charlie brown.
A camisola de ginástica perto do saco perdido de frio.


#


Apanhou o táxi e disse, - um desastre quanto é?


#


estarei na paragem do setenta e oito
e do trinta e cinco
mas de certeza
na do trinta e dois dos teus pés


#


o pequeno pede ao pai
para ele pôr o jimi hendrix bem alto.
O pequeno acompanha
a música batendo o ritmo nas pernas do pai.
O pai nunca ouviu jimi hendrix assim


#


eu tenho um olho torto que é o que escreve.
o que está quieto
só vê.


#


um homem bebe uma água e deixa-se estar.


#


13 de janeiro

a mascote que me acompanhou hoje foi um cão.

andou toda a tarde nas minhas costas.

as pernas abrem-me pelos joelhos e o alívio que sai
é uma corrente de ar que me traz sangue ao nariz.

por cima das botas do cão estão ossos bem aproveitados.

o pulso direito não corta a meta."