domingo, novembro 28, 2010

Desculpem lá, mas o jogo do Sporting foi uma merda...

Os meus pais têm, para além dos quatro canais não pagos, um quinto canal, "fornecido" pelo último entendido que lhes foi arranjar a antena de televisão, e que fornece, aleatoriamente e sem qualquer controlo por parte do usuário, um qualquer canal do cabo, em rotação com tempos indeterminados. Felizmente, 50 a 60% do tempo deste canal rotativo é a Sport-TV1.
Consegui portanto ver o jogo Sporting-Porto quase todo. E não gostei do que vi. Desculpem lá, ok?
Nota-se que o Porto está a jogar menos bem. São demasiadas facilidades, demasiadas vitórias, a malta está confusa, demasiado confiante. etc.
Assim que a 1ª parte consistiu em:

a) Porto tranquilo troca a bola e fica a ver em que param as modas. O jogo é distribuido por um Fernando em protocolo distracção. Bellushi está ali mas na realidade ficou em casa.
b) Sporting "aguerrido" rouba e rouba e rouba a bola. Mais difícil é depois saber o que fazer com ela... Valdés, o novo criativo, dez, whatever, foi posto a extremo para testar o puto Rafa. O meio-campo sportinguista é Pedro Mendes, André Santos e Maniche. Com tanta destruição, quem para construir?
c) 1ª falha defensiva do SCP  e Falcão não percebe como não marca.
d) Postiga continua a fazer remates "para-a-estatística", sem nexo.
e)Valdés, num fora-de-jogo muito bem disfarçado, engana Maicon e Helton e marca. Este golo foi manifestamente cedo demais, pois iria obrigar o Porto... a começar a jogar.

A 2ª parte foi algo diferente:

f) início da 2ª parte: a perder, o Porto vê-se obrigado a jogar. Uma, duas oportunidades, e em doze minutos golo. O Sporting está "missing in action".
g) Liedson, para mim o homem do jogo, saca um vermelho a Maicon numa jogada de manual. Vilas Boas desiste de ganhar o jogo - os sportinguistas respiram aliviados - e tira Falcão. Leva a sua imitação de Mourinho até ao paroxismo, e é expulso.
h) Paulo Sérgio faz de conta que quer ganhar o jogo e põe em campo Saleiro, Djaló e Vukcevic, mantendo Postiga e Liedson. O ter-se esquecido previamente de ensinar estes jogadores a jogar entre si já que pertencem à mesma equipa, usam o mesmo equipamento, etc. é um dado a não ter em conta. A 1ª jogada atacante do Sporting com princípio, meio e fim acontece aos 77 minutos. Aqui o meio campo resume-se a um puto de vinte anos chamado André Santos...
i) nos quatros minutos dos descontos Vukcevic e Evaldo executam mal dois lançamentos de linha lateral. A táctica de entregar a bola ao Porto para ver se acontece mais uma perda de bola e sai um golo verde-e-branco não funciona, pois Valdés já não está em campo.

Concluindo:

j) Vilas Boas, nas entrevistas após o jogo, disse ter havido uma "caça-ao-homem" João Moutinho, dentro do campo. Por mim afirmo que pessoalmente não vi nada. Aliás, uma perna partida e um globo ocular perdido no relvado era o mínimo...
k) um bom Braga, equipa que, neste campeonato, continua a ser a de minha eleição, tinha vencido e bem este Porto preguiçoso e lentito...
l) não me lembro de um jogo onde o meu ódio se distribuisse em partes tão iguais pelos dois treinadores...
m) eu sei que o plantel é curto, eu sei, mas a incapacidade de antecipar na 2ª parte a reacção do Porto demonstra aquilo que é o mal deste PS que nos governa digo, que treina o meu Sporting: consegue planear muito bem os 1ºs 45', o pior é o que fazer na 2ª parte, onde há o péssimo costume tido pelos treinadores adversários de fazerem umas alteraçõezitas e destruirem o castelinho armado pelo Sr. Paulo Sérgio... tirar Maniche por Vuk mais cedo, meter Valdés a dez para atrapalhar o Fernando. ..enfim, agir e não só reagir...
n) enfim, fiquemos contentes, conseguimos tirar dois pontos ao Porto; fiquemos contentes, à Nacional ou à Olhanense... são sempre estas partidas com os grandes que tiram o melhor de equipas como o Sporting...