domingo, outubro 24, 2010

À Redacção da Editorial Verbo - os meus agradecimentos.

Aprendi a gostar de pintura ao longo de muitos e bons anos, e efectivamente de uma aprendizagem posso falar, pois o gosto não nasce, cultiva-se.
Mas tudo começou bem começado com o bendito 2º volume dos Livros RTP da Editorial Verbo: "Cem Obras-Primas da Pintura Europeia". Livro sem autor definido, daí a razão do título deste post, vou tentar a partir daqui mostrar, assim a net me ajude, alguns quadros de alguns autores que logo de início marcaram a minha cabecita ainda sem dez anos mas já a percorrer estranhos caminhos, livro este que folheei e folheei e folheei.
Lembro bem que uma pintura houve que sempre me escapou, porque estranha a todas as clássicas referências, e quie me parecia feia, incapaz de encaixar em qualquer cânone de beleza adquirido ou por adquirir. Chamava-se "No Nilo" e era de Paul Klee. Talvez todo o esforço que desenvolvi durante anos e anos para perceber esta pintura, este pintor, tenha levado a que hoje Klee seja o meu pintor preferido do século XX, ou qualquer século, já agora. Mas "No Nilo" ainda não é para mim das suas obras de que eu mais goste...

PS.: não consegui uma reprodução de "No Nilo" na net. Isto começa bem...