domingo, abril 11, 2010

Madrid 0 Barcelona 2



Hoje o futebol, como muitas outras coisas, evolui e viaja no tempo a velocidades alucinantes. Os heróis de hoje eram crianças de ontem e os heróis de ontem são os descartáveis de hoje de manhã ao pequeno almoço. Isto tudo para dizer que acho absolutamente prematuro definir Messi como o melhor jogador de qualquer época, incluindo esta. O melhor jogador em campo, por ex., foi... Xavi Hernandez! Pois, o declarado e bem melhor jogador do Europeu de 2008! Aliás, não percebo os problemas que os espanhóis terão em pensar que se calhar o melhor jogador do mundo talvez seja espanhol, embora jogue no Barça!
Xavi é um portento de jogador, um passador de sonho, um visionário, um esteta. E o problema é que os heróis do jogo sempre serão os que melgor brilham no individual. Ontem Cristiniano Ronaldo (sim, ontem...), hoje Messi, anteontem Kaká, anteanteontem Ronaldinho Gaúcho...
Por isso faço aqui o louvor e defesa de um homem que equilibrava os dois braços da questão, Zinedine Zidane. Homem que a um tempo tinha o dote e a visão. Um príncipe do jogo, que até conseguiu passar pelo Real Madrid e sair com a sua estrela incólume.
Xavi Hernandez era a base do 1º triângulo mágico do Barça de há uns anos - lembram-se? Com Deco e Ronaldinho? Só que estes foram à vida e ele mantém-se no alto. Compensa não viajar, compensa ficar no Barça.
Bom, então, de Messi pode-se dizer que está na equipa ideal para ele - o Barça - e que fora dela se calhar desapareceria. Assim com Cristiano Ronaldo já esteve na equipa ideal para ele - o Manchester - e agora é uma caricatura do que já foi. A habilidade não substitui o jogo. Messi tem ainda muito para provar. A gesta de Pelé construiu-se efectivamente na sua recuperação para o mundial de 1970. A de Maradona construiu-se noum jogo contra Inglaterra e num Mundial que ele inventou e num Nápoles que sem ele não teria existido. Falta tudo isto a Messi. Portanto, portanto... reparem em Xavi Hernandez, reparem bem... e deixem o puto Messi - e já agora o rapaz Cristiano... - viver em paz!

1 Comments:

Blogger Sr Blas said...

Tienes mucha razón en lo que dices. Xavi es el motor, la clave del buen juego del Barça, sin él todo sería distinto. Ayer dió una lección magistral, controló el partido (que fue feo, espeso...), dió dos pases magistrales que acabaron en gol. Pero Messi amigo mío gana los partidos, se echa el equipo a su espalda cuando hace falta, define, marca los goles. Cuando más falta hace siempre aparece. Esa es una de las cosas que a mi entender lo diferencia de Ronaldo, un portento de la naturaleza, un animal, pero al que le puede la ansiedad y la ambición cuando llega el partido importante. Ronaldo es letal cuando lo acompaña la corriente. Sin embargo cuando hay que remar desaparece. Le pasó en la final con el Manchester contra el Barça, le volvió a pasar en el partido de ida en el Camp Nou esta tenporada y otra vez ayer. Messi coge la pelota cuando perdemos 0-1 contra el Arsenal y mete 4 goles como 4 soles.

Decía el otro día Ronaldo cuando le preguntaron en un diario español qué cual era la diferencia entre él y Messi: "Yo soy más alto y más ancho". Se le ollvidó decir que más guapo.

1:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home