terça-feira, setembro 15, 2009

Ferida 1

O meu nome é Ferida, Ferida Calo. Pinto a manta. Eu explico. Nasci em Arraiolos, na minha juventude sempre me dediquei à apanha da azeitona. Muita desta azeitona não era minha, tinha então que fugir, percebem, várias vezes caí da oliveira, à quarta queda fiquei numa cama, daí estar um pouco marrequinha, eu não me queixo. Também apanhei com um seixo entre as sobrancelhas, ficou um risco escuro assim como uma prateleira sobre os olhos piscos, também não me queixo. Por isso dizem que eu me calo, daí o apelido. Sim, porque de pai e mãe eu sou ali da família dos Incógnitos, mais para o Redondo embora tenha aparecido aqui em Arraiolos, quando eu disse nascida não terá sido bem… ninguém sabe, nem eu. Comecei a pintar a manta bastante mais tarde, depois de ter sido adoptada por um homem aqui da terra para funções não abrangidas pela convenção de Genebra. Ferida tinha ele, dizia, como um cão a ganir, a ganir, e eu era o calmante, sabia a vila toda, fiquei a ser conhecida como a Ferida Calo, dizem que hoje os meus tapetes são os mais bonitos da vila, não sei, os motivos parecem-se bastante com os de uma tipo ali de Lisboa ou de Londres, a Paula Rego, é tudo raparigas feias com pernas abertas e tal, vá-se lá saber porquê, para quê, etc. Mais não digo, porque me calo.

Etiquetas: