terça-feira, dezembro 19, 2006

1984 Welcome to the Pleasure Dome


O tempo foge e a música desaparece sem deixar rasto, exceptuando aquela que é intemporal, que para sempre permanece...
Será sempre assim? 1984 foi o ano dos Frankie Goes to Hollywood: 3 singles top one, um duplo LP que vendeu como pipocas, todo um marketing e uma cobertura mediática excepcionais...
O que foram os FGTH? Grupo de inspiração S&M criado pelo frontman Holly Johnson, foi descoberto pelo produtor Trevor Horn e contratado para a sua nova editora ZTT.
O 1º single Relax demorou a pegar, mas algumas aparições televisivas e o ter sido banido da BBC Radio One fez o resto. Cada single saiu umas dez vezes em 12" luxuosamente produzidos, maioritariamente pelo mesmo homem - T Horn. Assim a som FGTH desmultiplicava-se, invadia todos os espaços de audição acessíveis.
E que som era este? Boas percussões, das melhores linhas de baixo da história, teclas para dançar e palavras de ordem. "THE WORLD IS MY OISTER".
Claro que fantásticos foram os maxis, mas este duplo LP, apesar de alguns fillers irritantes, colecciona boas versões dos temas-bandeira, tem uma versão superlativa do tema-título - e que depois também foi single, e termina com o xarope "Power of Love"... AND A BANG!
Anos 80 no seu melhor glam, portanto. Que hoje pouco se dá a ouvir, manifesto que foi de um tempo e de uns modos que um determinado vírus tratou de amansar.

Etiquetas: