terça-feira, novembro 21, 2006

Casa Valín



A casa Valín fica em Seoane do Courel, 2ª povoação mais importante do concelho de Folgoso do Courel. Terá uns 200 habitantes. Fica na estrada Pedrafita do Cebreiro-Quiroga. No entanto a melhor forma de entrar nesta secção do Courel é vir de Lóuzara por Pedrafita do Courel e começar lentamente a descer a estrada que segue a meia ladeira por norte o vale fundo do rio Pequeno. De um lado e de outro sucedem-se as devesas e as aldeias. Ao entardecer, com os castanheiros a pegar fogo, este é o Outono definitivo.
Chega-se lentamente a Seoane, intoxicado. Lentamente recuperamos. Seoane está bastante descaracterizada. Tem um Claudio (supermercado) que está aberto sempre. Três restaurantes que estão abertos de vez em quando. Dois cafés. Oque não tem bilhar nem televisão dá informações. Porque em Seoane não há posto de informações. Não há uma estação de serviço.
A casa Valín fica na encosta na parte baixa da aldeia. Desci a Scenic duas vezes pelos devidos quelhos, felizmente sem sequelas, mas com bastante stress. Para descarregar e carregar as malas. Fora isso, o carro ficou na estrada. O quarto é no r/c, a antiga quadra dos animais. Em frente e do outro lado da rua currais. Na transversal de cima a farmácia. A vista é para a montanha e para o vale do rio Lor, para sul.
Para acesso à parte norte (e mais conhecida do Courel) é a base a ter.

Etiquetas: ,