domingo, dezembro 11, 2005

C Brown


Carlinhos Brown é a parte negra dos Tribalistas. E esta afirmação é e não é importante. Porquê? Dos três "tribalistas" C Brown é o compositor mais versátil, mais adaptável, mais flexível. Samba, afro, reggae, bossa, pop rock, tudo já valeu. Mas quem é Carlinhos Brown? Nascido em 1962 no Candeal Pequeno, Salvador da Bahia, muito cedo se tornou percussionista afamado e requisitado por músicos dentro e fora do Brasil. No final dos 80 C Brown era mais um segredo que já não era. Todo Brasil tinha trauteado "Meia Lua Inteira", sua 1ª canção de grande fama, cantada por Caetano. Depois, no mesmo ano, uma participação num disco de Sérgio Mendes deu a conhecer este bahiano aos USA..
Em 1990 apareceu em disco o projecto "Timbalada", com dezenas de percussionistas do Candeal, um êxito imediato. Os 1ºs discos de Daniela Mercury têm a sua colaboração, mostrando a sua proximidade ao axê. Em 1996 o primeiro disco solo: "Alfagamabetizado". E finalmente começa Marisa Monte a usar canções de C Brown, em "Cor de Rosa e Carvão" um monumento musical de subtileza e charme: "Segue o Seco". Marisa Monte produz o 2º disco de C Brown "Omelete Man", por isso um pouco mais pop, e talvez mais acessível.
C Brown carrega o Candeal às costas, e patrocina projectos musicais, de inserção social, de re-construção de casas, etc. Em 2002 o êxito "Tribalistas" com Marisa Monte e Arnaldo Antunes.
Eis C Brown, hoje por hoje, com Caetano e Chico em pousio, o compositor de mùsica popular brasileira mais importante vivo, digo eu. Que eu saiba, Adriana Partipim nunca gravou Carlinhos Brown. Too black, I suppose.

Estamos a ultimar uma selecção C Bown para os amigos. Prenda de Natal a pensar já em Fevereiro...
 Posted by Picasa

Etiquetas: