sexta-feira, julho 22, 2005

Portugal o seu destino, etc., etc.

É difícil não concordar com o artigo do Miguel Sousa Tavares no Público. Parece uma reacção primária ao espectáculo governativo dos últimos dias, mas não é: partilho 95% do escrito, nem mais.
Agora, nunca por nunca confundo o destino de Portugal com o destino económico de Portugal. Este, claramente, está em perigo de estagnação por uma geração, pelo menos, dada a incapacidade "educacional" de o país se gerir e ultrapassar as dificuldades que a globalização e a expansão da UE a leste lhe colocam.
O destino de Portugal é outra coisa, sem dúvida, e possivelmente nada como uma crise prolongada para nos pôr em forma, produzir uns Jorges de Sena, uns Pessoas, und so weiter. É que ultimamente andávamos um pouco apalermados, com este dinheiro todo, as auto-estradas, o algarve logo ali, porto galinhas, bazaruto com o sem mefloquina...
Os portugueses, para o bem e para o mal, são inalteráveis, inconfundíveis. Os seus brandos costumes mostram-se inclusivé no hip-hop, na nova vaga, ou no ciberespaço. A forma in como aderimos aos blogs, a euforia de 3ª geração, o colete do código da estrada a decorar o assento do condutor... não se preocupem, 800 anos de história não aconteceram por acaso!

Etiquetas: