quinta-feira, julho 21, 2005

A Educação pelos pais

Cito de memória o Sr. Mário Pinto no Público de há 2-3 dias, que "a educação é para ser feita pelos pais, não pelo estado". E isto sobre a velha polémica escola pública-escola privada.
Quando alguém de direita começa um artigo a citar como exemplo do errado uma normativa do tempo do Salazar, é para ficar desconfiado. Eu não quero nem posso opinar sobre a maioria das matérias que vão compor a educação da minha filha. Não sei! Quero ter uma opinião sobre "como vai" a escola da minha filha. E ocasionalmente que essa opinião seja importante. E poderei "inspirar e expirar" sobre algumas matérias das áreas... digamos mais "humanistas"...
A palavra educação é, como se diz... polissémica. Será isto ? Há uma educação da escola, e há uma educação dos pais. São espaços que se interpenetram, que se complementam. Mas sejamos sensatos, sobre muitas das coisas que me ensinaram, os meus pais não sabiam nem queriam ter opinião sobre. Eu aliás temo a primeira vez que tenha que ouvir os pais dos colegas da minha filha numa reunião qualquer a "decidir" o que é para ensinar... espero que tal nunca venha a acontecer...
Dizer que são os pais a educar é condenar os filhos dos pais "menos educados" a serem também, pelo entornar do copo sobre a mesma toalha, "menos educados" também... É muito para fazer esta correcção social que a escola existe e de alguma forma "decide" o que ensinar, em prol das crianças e à revelia de pais que nem a 4ª classe possuem...
O apoio à escola pública é portanto um acto de justiça social. É dinheiro que como qualquer outro deve ser bem gasto e justificado. Mas que é preciso gastar.
E acabo assim: obrigado escola pelo que me ensinaste sem que os meus pais soubessem disso...

Etiquetas: