quinta-feira, junho 23, 2005

A segunda oportunidade do Dr. Correia de Campos

Antes não sabíamos, agora já sabemos do porquê de ter sido dada uma 2ª oportunidade enquanto ministro da saúde ao Dr. Correia de Campos: ele desejava ser um promotor incansável da higiene no hospital de S.João (HSJ). O meu amigo médico está estupefacto. E agitado.
Terá o HSJ muitas infecções hospitalares. Mais do que outros hospitais. Não sabemos porém isto como se compara, pois as populações de doentes serão iguais, as mesmas comorbilidades, o grau de gravidade ? Uma discussão sobre infecção hospitalar, portanto iatrogénica - descodificando, provocada pelo mesmo sistema que em princípio só deveria tratar e curar - implica alguma seriedade. Até porque uma percentagem não negligenciável dessas infecções leva à morte de quem as contrai.
Diz o ministro: "vá, vá, lavem as mãos, e mudem as luvas que isso passa !" Donde serem os profissionais do HSJ uns porcos imundos, e os dos outro hospitais não devem ser ! O meu amigo médico, para extremar a amostra está a pensar o que fazer com as ranhetas em horário de trabalho, e em aligeirar adicionalmente nos cuidados de higiene nas idas ao wc.
Sabe sr. ministro, que em algumas enfermarias do HSJ, por sobrelotação os doentes podem tocar uns nos outros, partilhar fleimas, etc. ? E que os sacos colectores de urina das algálias repousam no entrepernas, por não haver verba para comprar aqueles coisinhos de metal que os penduram da beira das camas ?
Eu porém até compreendo o destempero da lição higienizante, pois do outro lado estava a coisa do costume "isto com mais umas obritas..." !
Agora o meu amigo, sr. ministro, eu almoço com ele todos os dias, e ele até é bem limpinho !

Etiquetas: